A convite da PlayStation Portugal, tivemos a possibilidade de jogar cerca de 1 hora da nova grande aposta da marca para este Natal: LEGO Horizon Adventures. Saiba neste artigo quais são as nossas primeiras impressões deste novo jogo que combina a saga Horizon com a LEGO.
LEGO Horizon Adventures foi anunciado em Junho pela PlayStation e apanhou muitos jogadores de surpresa. Este jogo marca uma sinergia nunca antes vista entre a PlayStation e a LEGO, pois é o primeiro IP (Propriedade Intelectual) exclusivo da PlayStation a ser totalmente recriado em blocos LEGO, e imbuído de todo o seu humor característico.
LEGO Horizon Adventures conta a história de uma Terra futura feita de blocos LEGO e habitada por máquinas parecidas com dinossauros. Aloy, a protagonista, tem de enfrentar Helis, o líder de um culto que obedece a um mal misterioso. Ou seja, podemos contar com uma recriação divertida dos acontecimento do primeiro jogo da saga, Horizon Zero Dawn.
Aquilo que podemos experienciar foi o início do jogo. Tivemos a possibilidade de começar uma aventura do zero, em que temos vários níveis de dificuldade para que a experiência seja adequada a qualquer tipo de jogador, algo que me agradou bastante, devo assumir, pois isso nem sempre é algo garantido. Desta forma LEGO Horizon Adventures perfila-se como uma excelente opção para toda a família.
O que me cativou imenso no início do jogo foi a forma como a Guerrilla Games e a LEGO Group desenharam as cutscenes e escreveram os diálogos. Conhecendo bem Horizon Zero Dawn e podendo até considerar-me como um fã da franchise estava bastante curioso em relação à “tradução” da história desse jogo para um jogo LEGO. E neste ponto fiquei totalmente descansado, pois o que vi nesta hora de jogo demonstrou bem o rumo que o jogo toma. Para quem gosta do humor dos jogos ou filmes da empresa de blocos dinarmaquesa, não ficará desapontado com este título.
Algo que irá ajudar certamente que o jogo seja um sucesso neste Natal é a dobragem em português, como a PlayStation nos costuma habituar. Neste período de experimentação que tivemos apenas jogamos em Português (de Portugal) e a entrega das piadas e dos diálogos apresentou qualidade.
Ao nível da jogabilidade os controlos são simples o suficiente para os mais novos conseguirem jogar, mas existe complexidade para que seja divertido para os mais experientes eliminarem inimigos. Dando um exemplo concreto, o ataque principal da Aloy envolve o seu arco e flechas, ataque esse que é possível executar apenas com um botão, mas é possível utilizar condições do cenário (como fogo ou explosivos) para que esse ataque tenha mais impacto nos inimigos.
O controlo das personagens é aquilo a que já estamos habituados de outros jogos LEGO e também em LEGO Horizon Adventures temos a possibilidade de jogar em modo “co-op”. Modo esse que podemos também testar, e é claro que é uma das grandes vantagens deste jogo, pois foi concebido de forma a que dois jogadores possam desfrutar da ação ao mesmo tempo, sem ecrã dividido, utilizando o modo cooperativo.
Neste período curto de experimentação não chegámos a experimentar outras personagens tirando a Aloy e o Rost, e este é um ponto que nos levanta algumas dúvidas, porque quando falamos de jogos LEGO da Marvel, DC, Harry Potter e afins, sabemos que existe uma grande legião de personagens com as quais os fãs querem jogar. No mundo do Horizon, que ainda só teve 2 jogos principais até aqui, fiquei curioso como será a integração de outras personagens neste título.
Outro aspecto que me deixou satisfeito prendeu-se com a componente gráfica. Todos os jogadores que já jogaram um título Horizon sabem bem o quão deslumbrante são os cenários de Horizon, e em LEGO Horizon Adventures mesmo em formato de blocos LEGO temos cenários lindíssimos, em que eu destaco a água. Nunca uma água não-líquida teve tão bom aspecto.
LEGO Horizon Adventures tem muita coisa a seu favor para ser um grande sucesso neste período natalício que já se aproxima rapidamente. Aparenta ser uma evolução clara dos jogos LEGO e uma excelente tradução do universo Horizon capaz de ser jogado por todos, dos 8 aos 80. Depois desta sessão de experimentação posso garantir que irei esperar ansiosamente nas próximas semanas pelo jogo, olhando várias vezes para o relógio e calendário.
LEGO Horizon Adventures tem a sua data de lançamento marcada para 14 de novembro e estará disponível para PlayStation 5, PC e Nintendo Switch.