O Grupo LEGO e o Universal Music Group anunciaram LEGO VIDIYO, uma experiência inovadora e divertida de criação de videoclips, desenhada para celebrar e expandir a criatividade e a paixão das crianças por música. LEGO VIDIYO é uma nova forma de brincar que ajuda as crianças a sonhar em grande, ao dirigirem, produzirem, protagonizarem e partilharem os seus videoclips, usando músicas de todo o Mundo, com hits dos artistas sem igual do UMG.
LEGO VIDIYO é dirigido principalmente a crianças entre os 7 e os 10 anos, proporcionando-lhes um universo seguro que atravessa o mundo físico e o digital. A plataforma permite às crianças experimentar e brincar com a música, uma combinação poderosa que é fundamental para o seu desenvolvimento, aumentando a sua capacidade de se ligar emocional e criativamente a outras pessoas.
Aliando novas tecnologias, com o sistema LEGO e música de alguns dos artistas líderes das tabelas a nível mundial, cobrindo vários géneros musicais, LEGO VIDIYO oferece às crianças uma oportunidade de se expressarem de forma criativa e divertida. Ao deixar os mais novos criar os seus videoclips, as crianças podem descobrir a música e mergulhar na sua paixão de forma positiva e num ambiente social seguro. LEGO VIDIYO exige consentimento parental (além de anonimato) e tem moderação externa de todo o conteúdo carregado por utilizadores na App, assegurando, desta forma, aos pais que os seus filhos estão a dar asas à sua criatividade num ambiente online seguro.
Criada através de uma junção única de elementos LEGO, minifiguras, música, realidade aumentada e uma app vibrante, LEGO VIDIYO está repleto de combinações e opções de edição, desbloqueadas através de um novo efeito especial “BeatBits”. Os jovens criadores podem fazer experiências com o seu próprio estilo individual para encontrar a sua forma de trazer os seus videoclips à vida. Funciona assim:
- Escolhe uma canção da app, que conta com uma grande variedade de artistas conhecidos – tanto hits atuais como clássicos instantaneamente reconhecíveis.
- Cria a tua banda, com uma vibrante coleção de novas minifiguras físicas, que podem ser personalizadas e trazidas à vida em diferentes escalas através da tecnologia de realidade aumentada da app VIDIYO.
- Escolhe os efeitos especiais, na forma de “BeatBits” e faz o scan dos selecionados. Os “Beatbits” são quadrados LEGO 2×2 físicos decorados, que com o scan desbloqueiam efeitos digitais na app que permitem controlar tudo, desde o estilo de vídeo e de música aos efeitos especiais. Os criadores podem escolher tudo, desde efeitos a preto e branco, chuvas de confettis ou até visão raio-x. Podem ainda adicionar efeitos áudio, como o Scratch do DJ, voz de rato ou um solo de saxofone, bem como, movimentos de dança de assinatura das personagens, desde breakdance a surfar um tubarão…
- Escolhe o cenário: o teu quarto, quintal ou até modelos construídos em LEGO. Os videoclips LEGO VIDIYO podem ganhar vida em qualquer lugar. Em apenas 3 segundos é feito o scan do local escolhido e a contagem decrescente é iniciada.
- Ao carregar nos Beatbits selecionados na app, as crianças ganham controlo criativo do seu videoclip, acionando movimentos de dança e efeitos áudio/vídeo numa performance de 60 segundos sem igual, que pode ser cortada para clips partilháveis de 5, 10, 15 ou 20 segundos.
- Pode ser feito o upload dos clips para o feed da app, mas só após os conteúdos passarem pela moderação. Qualquer conteúdo que contenha informação pessoal identificável, como crianças a protagonizar o vídeo não será aprovada para aparecer no feed, mas pode ser gravada, para mais tarde mostrar à família e aos amigos.
Ao juntar estes elementos, as crianças podem experienciar LEGO como nunca antes. Com a tecnologia de realidade aumentada, vai ser a primeira vez que as crianças podem interagir com minifiguras, tanto numa escala real como aumentada, até ao tamanho delas ou ainda maiores. A app permite às crianças dar o estilo que querem aos membros da sua banda, escolher o seu nome, desenhar a capa do álbum e mais.
LEGO VIDIYO apresenta uma nova e vibrante identidade visual que a distingue de todas as outras linhas LEGO. É uma gama colorida, que inclui uma experiência digital, sets LEGO e produtos de lifestyle que estão a ser desenvolvidos em parceria com a Bravado, a empresa de Merchanside e Gestão de Marca do UMG.
Os primeiros produtos LEGO VIDIYO serão lançados na maioria dos países a 1 de Março.