in ,

Layton’s Mystery Journey: Katrielle and the Millionaires Conspiracy | Análise Gaming (Nintendo Switch)

Layton’s Mystery Journey: Katrielle and the Millionaires Conspiracy | Análise Gaming (Nintendo Switch)

Para quem segue a Nintendo, sabe que ela não criou a Nintendo Switch pela 3DS não ter sucesso… nem de perto, até porque a 3DS tem um biblioteca bem rica e com muitos jogos memoráveis. Portanto, já seria de esperar sequelas, spin offs, versões, e outras coisas, de franquias de sucesso, na sua irmã mais nova. E é exactamente isso que a Nintendo fez com Layton’s Mystery Journey: Katrielle and the Millionaires Conspiracy, trazendo o jogo de volta, mas para a Nintendo Switch.

Já há dois atrás, recebemos para a 3DS o Lady Layton: The Millionaire Ariadone’s Conspiracy, em que o jogo se concentrava em Katrielle Layton, filha do famoso arqueólogo e mestre na resolução de quebra-cabeças Hershel Layton.

Agora, Katrielle está de volta para continuar o legado do pai. Acabada de se tornar uma detective com a própria empresa bem no centro de Londres (onde mais podia ser?) tendo em conta o sotaque dela… nunca a deixaria mentir. Logo nos minutos iniciais, somos confrontados por Sherl, um cão que, neste jogo, é um cão falante e que acaba por ser como que o braço direito de Katrielle durante a aventura.

Sherl é uma boa personagem do jogo, mas as restante não são assim tão marcantes quanto isso. E a própria história não parece que foi feita para encher chouriços, mas também não é marcante de todo.

Nesta aventura vamos ter de resolver enigmas ou quebra cabeças, ou como quiserem chamar. Os enigmas têm um grau de dificuldade bem acima da média e vai fazer-te puxar e bem pela cabeça. Além desses, também há outros bem mais acessíveis. Na verdade, este jogo tem mais de 400 puzzles, portanto vais certamente encontrar quebra cabeças para todos os gostos e eles ainda prometem que vão adicionar mais durante todo o ano. Se gostas do género, não tens como errar.

Uma coisa que vais percebendo é que não há grande ligação entre os enigmas que vamos desvendando e a história em si, o que, no meu ponto de vista, isto poderia estar melhor trabalhado, até porque, muitas vezes, foge tanto da linha da narrativa, que acaba por ficar confuso. No entanto, para compensar, neste jogo temos dezenas de tipos de quebra cabeças diferentes, muitos pela lógica, outros com matemática.

Em relação à história, a viagem passa-se em Londres e vamos a locais icónicos da cidade. Usando uma lupa, vais poder ainda encontrar mais pontos que te vão interessar e onde vais encontrar as pistas que, no fim, ajudam a desvendar a lógica para resolver o caso, ao belo estilo do Sherlock Holmes.

Vais conhecendo a narrativa através de cut scenes e também pelos diálogos com os outros npcs. Aqui vais ficar um pouco de pé atrás, porque os títulos anteriores da Saga tinham uma história bem mais forte do que a que vamos encontrar aqui.

Podes também apanhar alguns coleccionáveis durante a tua aventura. Além disso, se estiveres empacado em algum puzzle, então, podes usar os Picarats, que é a moeda do jogo e estes podem ajudar-te a comprar pistas para os enigmas mais difíceis. Se, por outro lado, quiseres trocar a roupa do teu personagem, aí vais usar os Fashion Farthings.

Por mais incrível que pareça, a Level 5 não se esforçou para melhorar o aspecto, seguindo exactamente a mesma linha que os títulos anteriores e também não se esforçou para usar a potência máxima da Nintendo Switch, tanto no processador como, e principalmente, nos controlos. Podiam ter explorar muito mais o touch screen do jogo e também os joy cons. Não fizeram um mau trabalho, mas também não quiseram arriscar uma fórmula que já resulta.

Layton’s Mystery Journey: Katrielle and the Millionaires Conspiracy não era o jogo esperado, mas é uma boa aquisição para fã de quebra cabeças e, certamente, para quem segue a história dos Layton’s. Se gostas de quebra cabeças, não vais ficar desapontado com esta versão para a Nintendo Switch. 

 

Playstation Now recebe Horizon Zero Dawn e Overcooked! 2 em Janeiro

Playstation Now recebe Horizon Zero Dawn e Overcooked! 2 em Janeiro

Daughter confirmados no Vodafone Paredes de Coura

Daughter confirmados no Vodafone Paredes de Coura