in

LAIKA

, LAIKA

LAIKA

Teatro & Arte | Teatro

Novo Ciclo ACERT

Aud. Carla Torres

Classificação Etária

Maiores de 4 anos

Bilhete Pago

A partir dos 6 anos

Promotor

ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela

Sinopse

Tudo aconteceu (porque esta história é inspirada em acontecimentos reais) em 1957, quando a União Soviética lançou um animal ao espaço, que acabou por entrar para a história como o primeiro ser vivo a orbitar a Terra. Essa cadela chamava-se Laika e, neste espetáculo, ela corre pelos parques e praças de Moscovo sem sequer imaginar que o seu destino estava nas mesmas estrelas que ela via todas as noites. Foi a protagonista de uma história atribulada que a levou a orbitar em torno do nosso planeta dentro da nave espacial Sputnik II. Apesar de ser uma aventura emocionante, a história de Laika não terminou muito bem, pelo menos para a protagonista desta história.

Laika, o primeiro cão astronauta é o fio condutor deste espetáculo, que explica sem palavras mas de forma muito visual, um episódio fundamental na história das viagens espaciais, e que é também o relato de um abuso. Com este ponto de partida, o Xirriquiteula teatro a conta-nos ainda outra história, a de quem, como a própria Laika, é vítima de abusos e se encontra involuntariamente imerso nas lutas de poder alheias.

Ficha Artística

Criação e Dramaturgia: Enric Ases, Marc Costa, Christian Olivé, Daniel Carreras, Iolanda Llansó (criação coletiva)
Direção cénica: Enric Ases
Cenografia e adereços: Marc Costa
Figurinos e adereços: Iolanda Llansó
Projeções: Christian Olivé
Iluminação e espaço sonoro: Daniel Carreras

Música original: Albert Joan
Efeitos sonoros: Edgar Vidal (Vidal 2 FX)
Edição e produção da banda sonora: Jero Castellà
Produção e distribuição: Obsidiana

Informações Adicionais

Sobre o espetáculo:
LAIKA nasceu após um longo e intenso ano de trabalho de criação coletiva. Xirriquiteula optou por explicar, sem palavras, esta comovente história combinando técnicas tão diversas como as retroprojeções criadas ao vivo, as marionetas, os autómatos, a voz-off e o próprio trabalho de ator. LAIKA é uma proposta cénica para todos os públicos, com vocação para atingir espectadores de todo o mundo, que nos fala sobre as maravilhas do céu e também sobre as injustiças da Terra.

O espetáculo LAIKA recebeu inúmeros prémios, dos quais destacamos o prémio MAX 2021 de melhor espetáculo familiar, prémio BBVA 219 de melhor espetáculo, prémio da Critica 2018 de melhor espetáculo de teatro familiar e os prémios Drac d’Or de Melhor Cenografia e do Júri Infantil da Feira de Marionetes de Lleida 2018.

Sobre a companhia:
O Xirriquiteula teatre nasceu em Badalona (Barcelona) em 1985.
Ao longo destes anos criaram e produziram espetáculos de teatro de rua e de sala sempre direcionados para os mais pequenos. Cada projeto é elaborado de forma artesanal, aprimorando cada detalhe, com o
objetivo de oferecer teatro de qualidade ao público. Acompanhados de excelentes colaboradores e profissionais, a maior parte dos seus espetáculos são criações coletivas, que resultam de um processo de pesquisa sempre muito enriquecedor para o crescimento da companhia e dos seus integrantes.
A companhia já recebeu inúmeros prémios com as suas produções das quais se destacam “Papirus” e “Laika”.

 

 

Preços

  • Plateia – 7,50€

Descontos

  • Associado ACERT

Sessão

10 nov 2022 21:45

Duração

50 minutos

Abertura Portas

21:15

Intervalo

Sem Intervalo.

Comprar Bilhete

, LAIKA

, TONE + nëss

TONE + nëss

, CALMA!

CALMA!