in ,

‘O Labirinto da Saudade’ nos Cinemas a 24 de Maio

‘O Labirinto da Saudade’ nos Cinemas a 24 de Maio

O realizador Miguel Gonçalves Mendes (‘José e Pilar’) adapta ao cinema a obra do escritor e filósofo Eduardo Lourenço – “O Labirinto da Saudade” – numa viagem única pelo interior de uma mente brilhante, que chega aos cinemas a 24 de maio.

Álvaro Siza Vieira, José Carlos Vasconcelos, Diogo Dória, Gonçalo M. Tavares, Lídia Jorge, Ricardo Araújo Pereira e Gregório Duvivier são alguns dos protagonistas deste documentário, onde assumem o papel de interlocutores e condutores das reflexões de Eduardo Lourenço escritas no livro.

Este ensaio documental narrado pelo próprio Eduardo Lourenço percorre os espaços da sua memória e da própria história e identidade portuguesa, em busca da resposta do que é, afinal, isto de se ser português.

O documentário vai estar em exibição nos cinemas NOS Amoreiras (lisboa), NOS Cinemas Alameda Shop & Spot (Porto), NOS Cinemas Alma Shopping (Coimbra), UCI Cinemas El Corte Inglês Lisboa e UCI Cinemas Arrábida Shopping (Gaia).

“Um grupo de amigos do professor Eduardo Lourenço que tem tido o privilégio de lhe estarem próximos, onde se destacam os nomes de Antonio Ramalho Eanes, Jose Carlos de Vasconcelos, Luís Sequeira, Pilar Del Rio, entre outros, decidiram celebrar a sua vida e obra através da realização de um documentário cinematográfico que se constituísse como uma herança para as gerações vindouras”, refere o realizador Miguel Gonçalves Mendes.

Sinopse

Miguel Gonçalves Mendes (‘José e Pilar’) adapta ao cinema uma das obras mais lúcidas da cultura portuguesa – “O Labirinto da Saudade” de Eduardo Lourenço – numa viagem única pelo interior de uma mente brilhante.  Aos 94 anos, o escritor e filósofo Eduardo Lourenço projeta pelos espaços da sua memória as perguntas que até hoje nele perduram. Que traumas nos definiram enquanto povo? Quem somos? O que fizemos? Que atrocidades cometemos?  Quais os caminhos que podemos seguir? Estas questões são o ponto de partida para “O Labirinto da Saudade”, um filme sobre uma “nação condenada desde a sua origem a esgotar-se em sonhos maiores do que ela própria”, mas também a celebração da vida e obra de um dos maiores autores da cultura Portuguesa. Narrado   e protagonizado pelo próprio Eduardo Lourenço, o documentário percorre os corredores da sua memória e da história de Portugal. Pelo caminho, cruza-se com fantasmas do nosso passado e amigos do seu presente – figuras marcantes da cultura lusófona como Álvaro Siza Vieira, José Carlos Vasconcelos, Diogo Dória, Gonçalo M. Tavares, Lídia Jorge, Ricardo Araújo Pereira e Gregório Duvivier, que assumem o papel de interlocutores e condutores das reflexões escritas no livro.

‘O Labirinto da Saudade’ nos Cinemas a 24 de MaioGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Mafalda Veiga comemora 30 anos de música

Mafalda Veiga comemora 30 anos de música

Concerto de Jazz no Recreios da Amadora a 24 maio

Concerto de Jazz no Recreios da Amadora a 24 maio