Numa videoconferência que pretendia celebrar e falar dos primeiros 90 anos da La Liga, organizada pela ELEVEN, e onde o CA Notícias esteve presente, foi possível ouvir as palavras do ex-internacional brasileiro e ex-Real Madrid, Júlio Baptista.
O antigo jogador foi um dos avançados mais marcantes a passar pelo futebol espanhol nos últimos anos, e foi respondendo a algumas perguntas sobre a sua carreira, a La Liga e a sua opinião em relação ao futebol português.
Sobre a edição deste ano da La Liga, Júlio Baptista afirma que o Atlético Madrid estar em primeiro lugar não é surpresa para ele:
“Não estou surpreendido pelo Atlético, porque tem um plantel muito forte. Esta época é diferente e muito complicada devido à questão da COVID, porque impõe que muitos jogadores fiquem de fora algumas semanas. E o Atlético com o plantel extenso tem sido a equipa mais regular nesta situação.”
“Esta é uma temporada muito renhida, em que Real e Barça não conseguem manter a performance. Todas as equipas têm altos e baixos. Atletico Madrid e Real têm plantéis extensos, Barça não tanto.”
Júlio Baptista aproveitou para falar também de João Félix, do seu potencial e se consegue ver algum jogador actual a ter uma carreira tão marcante como Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi:
“O João Felix tem talento para ser um dos melhores jogadores do mundo.”
“Não sei se vão haver jogadores que consigam fazer algo semelhante a Ronaldo e Messi. Foi uma conjunção de vários factores que fizeram com que isso acontecesse. Mas actualmente há Haaland, Mbappe, Ansu Fati, Félix que poderão ganhar muitas coisas no futuro e marcar o futebol.”
Não só de Félix falou Júiio Baptista. O agora treinador de formação no Real Valladolid falou sobre Jota, o jogador português que está emprestado no clube pelo Benfica, que espera ver tirar proveito de todo o seu talento e dos seus antigos colegas Pepe e Antunes.
Antigo colega de Pepe no Real Madrid, na temporada 2007/08 e de Antunes, no Málaga, em 2012/13, Júlio Baptista afirma que quer o maior sucesso para ambos e diz que sempre teve afinidade com os jogadores portugueses com quem jogou, devido à língua.
Sobre o campeonato português, Júlio Baptista não esconde que vê um Sporting como forte candidato ao título da Liga NOS.
“Não vemos Benfica e Porto a liderar como era antigamente. Mas temos um Sporting muito forte com 48 pontos e com uma estabilidade muito grande. Mas acredito que Benfica, Porto e também Braga ainda terão palavras a dizer no campeonato.”