João Ventura, uma das grandes revelações deste ano apresenta-se a solo no Teatro Villaret.
João Ventura apresenta Contraponto no Teatro Villaret, em Lisboa, em três concertos únicos nos dias 15, 22 e 29 de Outubro, pelas 21h30.
João Ventura é um nome a decorar. Brasileiro, nascido em 1985, vive em Lisboa desde 2015 altura em que se mudou para Portugal para fazer doutoramento. Dos corredores da FCSH para o Tejo Bar – o mítico bar de alfama, ponto de encontro de músicos e da boémia lisboeta – deu-se a conhecer aos seus pares. Foi aqui que chamou a atenção de Madonna, que pouco depois de o ouvir tocar o convidou a acompanhá-la na sua actuação na Met Gala de 2018 – um dos eventos mais mediáticos do mundo. Também em 2018 recebeu o convite por parte de Toquinho para ser um dos convidados especiais na digressão comemorativa dos 50 anos de carreira da lenda da música popular brasileira.
Da formação em música clássica e da paixão pela música popular brasileira nasce CONTRAPONTO. Um projecto, em formato de concerto piano e voz, que junta os dois universos numa simbiose única resultando numa sonoridade autêntica que cativa o público ao primeiro acorde e onde as possibilidades criativas se multiplicam. Esta supressão das fronteiras entre duas linguagens musicais, aparentemente tão distintas, é indissociável da personalidade artística de João Ventura.
Nascido no seio de uma família de artistas, João Ventura interessou-se cedo pelas artes. Começou a tocar piano aos quatro anos e aos nove iniciou os estudos em música erudita. Licenciou-se em música na UFBA, Universidade Federal da Bahia, onde concluiu também o mestrado na mesma área. Reside actualmente em Lisboa onde se encontra a tirar o doutoramento em Artes Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
https://www.youtube.com/watch?v=aTnPIW5L6BU