Foi um João Sousa de luxo aquele que se apresentou no court central do Brasil Open, torneio de categoria ATP250 que se disputa esta semana em São Paulo e que venceu Federico Delbonis, numa re-edição do jogo dos oitavos de final do Argentina Open. O número um português sabia que poderia carimbar a presença nas segundas meias-finais do ano se vencesse e foi mesmo isso que aconteceu com Sousa a mostrar uma confiança e concentração que lhe garantiram a vitória no torneio brasileiro pelos parciais 6-3 e 6-1, onde em 2014 foi eliminado nos quartos de final por Rafael Nadal.
A primeira partida começou com Delbonis a servir e até o 2-2, o jogo foi equilibrado. Quando Delbonis voltou a servir, Sousa fez o break e colocou-se à frente do marcador quando no relógio apenas tinham passado 15 minutos desde início do jogo. Daí até ao final do primeiro parcial, o número um português conservou a vantagem, acabando mesmo por voltar a fazer novo break terminando com 6-3.
O segundo set começou com o vimaranense novamente a todo o gás e não foi preciso muito para Sousa fazer novamente break logo no primeiro jogo de serviço de Delbonis chegando ao 3-0 sem dificuldades, voltando a fazer o break a 4-1 que lhe permitiu embalar para o triunfo final.
Esta vitória vai colocar o atleta português, atual número 37 de ranking ATP nas segundas meias-finais da temporada, depois de já ter conseguido este ano em Brisbane em janeiro, ficando à espera do resultado do embate entre Guido Pella e Alberto Ramos-Vinolas para conhecer quem será o seu adversário.