IV SONS D’AQUÉM MAR | ACÇÃO | CRAVO SOLO
Música & Festivais | Clássica
Quinta da Palmeirinha
Recinto
Classificação Etária
Maiores de 6 anos
Bilhete Pago
A partir dos 16 anos
Promotor
ARTIS XXI – Associação de Educação Artística de Lagoa
Breve Introdução
ACÇÃO é um espetáculo / concerto de Joana Bagulho, a partir de transcrições para cravo de peças de Carlos Paredes por si realizadas. Neste programa são incluídas algumas peças para cravo dos séculos XVII e XVIII que serviram de inspiração para a realização das transcrições.
“A guitarra Portuguesa e o cravo partilham a mesma função de acompanhadores. É muito interessante verificar a semelhança das malhas de acompanhamento do baixo contínuo no cravo.
A música de Carlos Paredes tem muitas referências ao que parece ser a linguagem idiomática do cravo: O cromatismo dos baixos, as harmonias ricas e repetidas exaustivamente, as notas repetidas… Ao ouvir passagens da música de François Couperin ou Domenico Scarlatti é incrível descobrir as semelhanças nas dissonâncias da música de Paredes. Na verdade, tanto a música de Paredes como a de Couperin descendem do mesmo instrumento – Alaúde.
Carlos Paredes conhecia e tocava as obras barrocas para guitarra. Tinha um fascínio pelo repertório ibérico para cravo chegando a propor a Rui Vieira Nery um programa para guitarra portuguesa e cravo. A incorporação de peças barrocas neste concerto comentado permite a realização de uma associação directa dos elementos que tornam estas composições tão próximas.
ACÇÃO é o título da primeira peça do recital. Esta peça integra o segundo disco de Carlos Paredes em 1963 com o nome de “Acção – Prelúdio” e é mais tarde transformada em Canto de rio; a peça que encerra o recital. Acção é também uma palavra-chave na vida e obra de Paredes, na sua atitude em relação à música e à sociedade. De certo modo também posso dizer que “Acção” representa para mim o acto de pôr em prática as transcrições da música de Carlos Paredes para cravo, uma vontade que me acompanha há muito tempo.”
Ontem não é Hoje
O projecto “Ontem não é Hoje” é um projecto colaborativo entre Beatriz MBCC e Patrícia Leal e faz parte de uma série de trabalhos performáticos que pretende sensibilizar sobre a problemática da escassez de água no Algarve. Um problema que é agravado diariamente pelas más escolhas na gestão deste recurso, sendo ele tão essencial.
Reportando-se à relação entre arte e política, este trabalho insere-se numa estética do artivismo ou eco ativismo, pretendendo amplificar, interrogar e fazer refletir acerca do que ainda vamos a tempo de fazer para reverter esta situação.
Ficha Artística
Acção
Cravo | Joana Salvador Bagulho
Ontem Não é Hoje
Autoria – Beatriz MBCC e Patrícia Leal
Interpretação – Bea Triz
Realização/Edição – Patrícia Leal
Preços
- Geral – 5€
Sessão
25 nov 2023 16:30
Duração
60 minutos
Intervalo
Sem Intervalo.