No domingo à noite, o Instagram enfrentou uma interrupção temporária que durou algumas horas. Os utilizadores encontraram erros ao tentar atualizar o feed da aplicação, enquanto o site apresentava apenas uma página em branco.
Detalhes da interrupção
De acordo com o rastreador de falhas DownDetector, os primeiros relatos de problemas começaram poucos minutos após as 23h (horário de Lisboa) e atingiram o pico com mais de 175.000 relatos. No entanto, por volta das 00h30, a situação foi resolvida e o Instagram voltou a funcionar normalmente.
Em resposta ao ocorrido, o porta-voz da Meta, Dave Arnold, enviou um e-mail ao The Verge afirmando: “Hoje, um problema técnico fez com que algumas pessoas tivessem dificuldades em aceder ao Instagram. Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos os afetados e pedimos desculpa por qualquer transtorno causado.”
Comunicação sobre o incidente
Curiosamente, a página de ajuda do Instagram e as contas da plataforma em outras redes sociais, como Facebook e Twitter, não publicaram atualizações sobre a interrupção. Apesar dos rumores e vazamentos sobre um possível serviço próprio do Instagram semelhante ao Twitter, este ainda não existe.
Retomada das atividades
Após a resolução do problema, o Instagram voltou a funcionar normalmente, permitindo que os utilizadores voltassem a atualizar seus feeds e a aceder ao site. A empresa pediu desculpas pelo ocorrido e garantiu que a situação foi resolvida o mais rápido possível.
Este incidente serve como um lembrete da importância de acompanhar as atualizações e comunicados das empresas responsáveis pelas redes sociais, a fim de estar informado sobre possíveis interrupções e soluções.