Huawei lidera o mercado chinês de tablets, alcançando quase metade da participação daquele mercado.
Recentemente, durante o lançamento da série Huawei Nova 7 no mercado chinês, a empresa também lançou o tablet Huawei MatePad. He Gang, presidente da linha de produtos para consumidores da Huawei, também revelou que a empresa se tornou a marca líder em tablets na China.
Segundo os relatórios, a Huawei permaneceu a principal empresa de tablets em termos de remessas no mercado doméstico na China durante o terceiro e quarto trimestre de 2019. Já em 2020 a fabricante também já alcançou algum avanço, sendo agora responsável por quase metade dos tablets vendidos.
Os números de vendas parecem estar alinhados com os que o fundador e CEO da empresa, Ren Zhegfei, referiu numa entrevista recente. Ele disse que a pandemia do coronavírus dificultou as remessas bem como a produção, mas a empresa também tem visto um aumento na procura por tablets, computadores entre outros.
Num relatório financeiro divulgado recentemente relativo ao primeiro trimestre de 2020, a Huawei conseguiu vender mais de 450.000 unidades de smartphones apenas no mercado chinês em março de 2020. No entanto, Ren Zhegfei reconheceu que, enquanto o mercado chinês está a mostrar crescimento, o mercado internacional está a enfrentar um declínio.
Provavelmente, devido à proibição efetiva da Huawei pelos Estados Unidos, que impede a empresa de usar aplicações e serviços da Google nos seus dispositivos. Assim, os novos dispositivos da Huawei são fornecidos com os serviços móveis da Huawei.
O recém-lançado Huawei MatePad vem com um ecrã IPS de 10,4 polegadas com resolução de 2000×1200 pixels, chipset Kirin 810 7nm, até 6 GB de RAM, armazenamento interno de 128 GB, sensores de câmara frontal e traseira de 8 MP, sistema operativo Android 10 com EMUI 10.1, 4G LTE opcional e Bateria de 7.250mAh.