HUAWEI e Leica criam centro de Investigação & Desenvolvimento

A HUAWEI e a Leica Camera AG acabam de anunciar que vão expandir a sua estratégia de colaboração com a inauguração de um centro de pesquisa e desenvolvimento que será gerido conjuntamente: o Max Berek Innovation Lab. Este lançamento surge sete meses depois de terem dado a conhecer publicamente a sua parceria tecnológica de longo prazo, na área da engenharia ótica, e cinco meses depois do lançamento do HUAWEI P9, um dos smartphones de maior sucesso da marca, várias vezes premiado, e do P9 Plus.

O novo laboratório, localizado na sede global da Leica em Wetzlar, na Alemanha, vai reforçar o desenvolvimento de sistemas óticos e de tecnologias baseadas em software com vista a melhorar a qualidade de imagem num vasto leque de equipamentos móveis e de fotografia. Está ainda prevista a criação de soluções de imagem computacional, de realidade aumentada (AR) e de realidade virtual (VR). Além dos recursos de I&D de ambas as empresas, a HUAWEI e a Leica planeiam colaborar com universidades internacionais e alemãs e com instituições de investigação.

A inauguração deste laboratório resulta da visão e apoio do Dr. Andreas Kaufmann, acionista maioritário e presidente do conselho consultivo da Leica Camera AG, e de Ren Zhengfei, CEO da HUAWEI.

“Com a criação do Max Berek Innovation Lab, a HUAWEI e a Leica Camera AG estão a alargar o âmbito da sua parceria estratégica de sucesso e a estabelecer as bases para uma colaboração mais estreita no que diz respeito à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras no segmento de imagem”, enfatizou o Dr. Andreas Kaufmann.

Ren Zhengfei, CEO da Huawei (à direita) e Dr. Andreas Kaufmann, acionista maioritário e presidente do conselho consultivo da Leica Camera AG (à esquerda), no momento da assinatura do acordo do ‘Max Berek Innovation Lab’
Ren Zhengfei, CEO da Huawei (à direita) e Dr. Andreas Kaufmann, acionista maioritário e presidente do conselho consultivo da Leica Camera AG (à esquerda), no momento da assinatura do acordo do ‘Max Berek Innovation Lab’

“No futuro, mais de 90 por cento do tráfego de dados virá de imagens e vídeos”, disse Ren Zhengfei, CEO da HUAWEI. “O Max Berek Innovation Lab favorece o estabelecimento de uma parceria mais estreita com a Leica que poderá promover contínuos melhoramentos na qualidade de imagem e de vídeo. Como resultado, vamos fornecer as mais avançadas inovações no mercado das câmaras para smartphones e oferecer mais valor aos consumidores.”

“A HUAWEI e a Leica partilham não só o enorme poder de inovação e os anos de experiência de investigação, mas também toda a dedicação associada ao fornecimento dos mais elevados padrões de qualidade. O Max Berek Innovation Lab oferece-nos a oportunidade histórica de combinarmos os recursos e a extensa experiência de ambas as empresas para darmos origem a tecnologias realmente revolucionárias” confirmou Markus Limberger, Chief Operating Officer (COO) da Leica Camera AG e diretor do Max Berek Innovation Lab.

O nome do centro de I&D foi escolhido em memória de Max Berek (1886 – 1949), pioneiro alemão da microscopia e criador das primeiras lentes Leica. Foi também responsável pelo design ótico de mais de 20 lentes para a lendária câmara de 35mm, inventada e construída por Oskar Barnack. Foi graças ao seu excecional desempenho de imagem, à perfeita harmonização das lentes e à engenhosa construção de Barnack que a Leica conseguiu alcançar sucesso mundial na fotografia de 35mm.