Spoiler alert: o melhor lugar para descobrir e comprar carros usados em Portugal é na internet, em vários sites especializados em compra e venda de carros em segunda mão. Se procura um carro em segunda mão em Portugal, este artigo é para si. Ponto a ponto, atravessamos o caminho para a compra de carros usados em Portugal, com um pequeno guia para a aquisição de carros em segunda mão: da fase da procura à compra.
A quem comprar um carro em segunda mão em Portugal?
Quando se procura carros usados em Portugal, há que fazer uma escolha inicial: quer comprar a um particular ou quer comprar a um stand? A vantagem da primeira opção é que, ao anular o valor da intermediação, o valor é mais económico. Contudo, neste caso não terá acesso à garantia obrigatória que os stands de automóveis têm de providenciar, de dois anos, nem à possibilidade de financiamento que permite comprar carros em segunda mão a prestações.
Pesquisar carros em segunda mão num site especializado
Como referimos, os sites especializados são o melhor lugar para se comprar carros usados em Portugal. Nestes, tudo começa com uma pesquisa, que pode ser feita com recurso a filtros de seleção para o ajudar a escolher entre os milhares de resultados listados nestes sites. E que filtros são esses que o ajudam a selecionar a melhor oferta de carro em segunda mão em Portugal? Pode, primeiro, aplicar filtros de seleção por tipo de carro, como, por exemplo, monovolume, familiar, desportivo. Seguidamente, pode filtrar os resultados por marca e modelo. Para dar um exemplo popular, pode selecionar “Renault” e depois “Clio”. Há mais: pode escolher um intervalo de quilometragem e de preço e ainda escolher o tipo de combustível que pretende – gasóleo, gasolina, elétrico, GPL, etc.
Testar carros usados em Portugal
Se a sua opção recai sobre um carro à venda num stand, a sua vida pode estar um pouco mais facilitada. Basta dirigir-se ao stand e experimentar o carro. Se, por outro lado, a sua escolha recair sobre um carro vendido por um particular, terá de combinar ir ver a viatura. De resto, os cuidados quando vai ver o carro são transversais. Deve prestar atenção ao estado exterior (pintura, mossas, riscos, pneus, vidros) e interior do veículo (estofos, plásticos, tapetes, volante). Mais importante, claro está, é conduzir o carro. E neste ponto deve ter uma checklist mental para ter atenção ao motor, aos travões e à caixa de velocidades. No caso do motor, deve, por exemplo, ver se este está a fazer algum barulho diferente do habitual. Por falar em barulhos, deve também ouvir se o carro faz outro tipo de barulhos no seu andamento. Se tiver um mecânico conhecido que possa experimentar o carro consigo, maravilha! É a cereja no topo do bolo da compra de carros em segunda mão. Deve ter ainda atenção ao computador de bordo, ou painel de instrumentos. Apresenta alguma luz de aviso? Quanto ao resto, atente ao alinhamento da direção, às luzes (mínimos, médios, máximos, nevoeiro e piscas), ao ar condicionado e ao rádio.
Carros em segunda mão: qual a documentação a consultar antes da compra?
O Documento Único Automóvel e o relatório de inspeção periódica são documentos fundamentais que o comprador tem de consultar antes de efetuar o negócio. Além disso, pode consultar se o carro tem obrigações no Portal Automóvel Online. Outro documento a solicitar é o livro de revisões, onde se pode encontrar (ou não) o registo certificado das manutenções efetuadas na marca.
Compra um carro em segunda mão em Portugal: como fazer o negócio
Não basta apertar a mão para selar um negócio desta natureza. Depois de acordado o valor, deve ser feita uma transferência bancária – e o seu comprovativo deve ser religiosamente guardado. Depois de confirmada a transferência, o comprador e o vendedor devem dirigir-se a um espaço do Instituto dos Registos e Notariado para que seja feita a transferência da propriedade do veículo, através do preenchimento do Registo Automóvel. Depois dessa transferência e enquanto se espera a documentação final, já pode circular com o veículo, visto que lhe será entregue uma guia, com a validade de 30 dias. Para circular terá também de contratualizar um seguro automóvel. Em resumo, comprar um carro em segunda mão em Portugal não é difícil, mas ainda assim é um processo que exige algum trabalho e atenção.