Uma dieta vegan traz benefícios quando comparada a uma não-vegetariana. Leia este artigo para descobrir quais são.
A popularidade da dieta vegan está a aumentar um pouco por todo o mundo. As alterações na dieta e no estilo de vida das pessoas que optam pelo veganismo, são motivadas pela consideração e preocupação em relação à sustentabilidade ambiental, à própria saúde e aos direitos dos animais.
Talvez tenha experimentado um novo restaurante vegano e ficado super satisfeito com a experiência e com a forma como o seu corpo reagiu após a refeição, e que por isso esteja incentivado a alterar o seu estilo de vida alimentar.
É verdade que é possível sentir efeitos positivos imediatos quando em comparação a um prato que inclua carnes vermelhas. Mas afinal, em que consiste a dieta vegan? Quais as restrições? Há riscos associados? E benefícios?
Se está a ponderar adotar uma dieta vegan continue a ler este artigo, pois iremos responder a estas perguntas com o objetivo de ajudar os nossos leitores a tomar uma decisão consciente e informada.
Em que consiste a dieta vegan?
Uma dieta vegan, também conhecida por dieta vegetariana restrita, consiste num regime alimentar que integra apenas alimentos à base de plantas e exclui o consumo de carne, peixe e outros alimentos provenientes de animais como ovos, lacticínios e mel.
Alimentos que integram uma dieta vegan:
- Legumes
- Fruta
- Leguminosas
- Cereais
- Algas
- Proteínas vegetais (tofu, tempeh, seitan)
- Frutos secos
Quais as restrições de uma dieta vegan?
A diferença entre veganismo e uma dieta vegan, é que o primeiro abarca toda uma filosofia e modo de vida, e o segundo se aplica apenas à alimentação pessoal adotada.
Assim sendo, as restrições de uma dieta vegan são:
- Carne
- Peixe
- Ovos
- Lacticínios
- Mel
- Gelatina
- Gomas
- Qualquer produto que contenha ingredientes de origem animal
Consultar os rótulos dos produtos em busca de ingredientes de origem animal passa a fazer parte da ida ao supermercado. Algumas embalagens são de fácil decisão de compra para veganos pois têm um selo a indicar que a composição é 100% vegan.
Há riscos associados a uma dieta vegan?
É fundamental estar ciente das precauções a tomar sempre que precisamos de cortar um determinado grupo alimentar da nossa dieta, a fim de prevenir quaisquer potenciais carências nutricionais.
Saber quais os vegetais e leguminosas que podem passar a substituir as fontes de certos nutrientes que chegavam ao nosso corpo em largas quantidades através de produtos de origem animal, é crucial.
Esses nutrientes e as respetivas fontes vegetas, são:
- Proteína – soja, tofu, tempeh, leguminosas, sementes, cereais integrais…
- Ómega-3 – frutos secos, sementes e algas
- Ferro – leguminosas, legumes de folha verde-escura, frutos secos, cereais integrais…
- Cálcio – bebidas vegetais, legumes de folha verde-escura, frutos secos
- Vitamina B12 – alimentos fortificados
A vitamina B12 é a única impossível de encontrar em alimentos de origem vegetal. Manter os níveis desta vitamina em equilibro é muito importante já que uma das suas funções é transportar o oxigénio pelo corpo.
A sua administração pode ser feita através de um pequeno comprimido ou até de uma pulverização de um líquido por baixo da língua. Encontre a melhor opção para si.
Quais os benefícios de uma dieta vegan?
É possível listar uma série de benefícios ao nível da saúde quando avaliada a população vegana, ao comparar com a não-vegetariana:
- Menor incidência de cancro
- Menor taxa de morte por doença cardíaca
- Menor taxa de obesidade
- Valores mais baixos de colesterol sérico e pressão arterial
- Menor incidência em diabetes tipo 2
- Menor risco cardiovascular
Uma dieta vegetariana bem concebida, incluindo a dieta vegana, é nutritivamente suficiente, saudável, e pode ajudar a prevenir ou tratar doenças diversas. Qualquer fase de vida é adequada para abraçar novas e mais saudáveis formas de se nutrir, especialmente se, em casos sensíveis, estiver a ser seguido por um nutricionista.
Visite um restaurante vegano, procure inspiração para as refeições vegan que vai cozinhar em casa ou, sente-se na cadeira e deixe que lhe deem a provar um monte de iguarias carregadas de saúde, sem culpa associada.