in ,

Grupo brasileiro Seteset apresenta “Tentativas Contra a Vida Dela”

O grupo brasileiro Seteset apresenta o espetáculo Tentativas Contra a Vida Dela no Espaço Escola de Mulheres (Clube Estefânia), em Lisboa. Pesquisando a convergência entre as linguagens teatral e cinematográfica, o grupo partiu da obra homônima do escritor inglês Martin Crimp para criar a peça.

Em cena, uma tela preenche todo o fundo do palco. Cinco atores, compondo com as imagens projetadas, ora distorcem o seu significado, ora o ratificam e, por vezes, entram na tela. Anne, personagem eixo da história, não é uma personagem qualquer. Ela é uma falta de personagem, uma ausência, cuja história vai sendo revelada, modificada, inventada. As figuras que surgem no palco não se relacionam ou refletem sobre a sua própria existência. Só falam dela: Anne. Discutem sobre a sua personalidade, sobre a sua história familiar, a sua vida sexual e afetiva, a sua infância e a sua relação com as estruturas de poder. Anne, no final de contas, pode ser tudo, uma artista plástica suicida, uma atriz porno ou uma vítima de uma tragédia, até mesmo um objeto, como um carro.

Os atores lançam-se nas tentativas de construção e desconstrução de um mundo mediado pelas imagens. As telas, as câmaras, os cortes, os quadros e a tecnologia são suportes indispensáveis na condução da encenação.

Com uma crítica pertinente e um humor ácido, a peça vai frisando, cena a cena, cada vez com mais força, os aspetos do nonsense que se desdobra no prazer e no questionável poder de se estar diante da câmara, influenciando e sendo influenciado por tudo e todos, até que percamos a capacidade de discernir o que criamos do que somos.

Tentativas Contra A Vida Dela Coletivo Seteset Brasil (2)

Sobre o Grupo:

O Seteset foi criado em meados de 2014 na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil). A partir de encontros semanais com profissionais do cinema, entre diretores, produtores e preparadores de elenco, foram realizados diversos encontros, séries de entrevistas e produções de curtas-metragens, na busca pelo aprimoramento dos estudos de interpretação para a câmara. Foram produzidas três curtas originárias das pesquisas de roteiro (Voyeur, Tempero e Ponto), além de clipes musicais como Cru, do artista Felipe Antunes, e Deus, da banda Vitrola Sintética, indicada ao Grammy Latino em 2015 pela música homônima.

Do desejo de pesquisar a união das linguagens do teatro e do cinema, iniciou-se o projeto de montagem do espetáculo Tentativas Contra a Vida Dela, de Martin Crimp, em 2016. A peça estreou no ano seguinte, tendo recebido, durante a temporada, o convite da atriz portuguesa Fernanda Lapa para a realização de uma temporada em Lisboa. Após as apresentações em Portugal, em maio de 2018, está prevista outra temporada em São Paulo, no Teatro de Contêiner Mungunzá, em junho.

Sobre o Autor:

Martin Andrew Crimp, dramaturgo e tradutor, tem no seu currículo mais de vinte peças teatrais. É considerado um dos mais brilhantes autores britânicos e mais traduzidos da língua inglesa. A dramaturgia de Crimp é caracterizada por uma sombria visão das relações humanas: nenhum dos seus personagens parece experimentar amor ou alegria. Em grande parte, as suas peças lidam com a violência contemporânea, com a crueldade, mas com senso de humor. Entre os textos que tiveram mais sucesso está Tentativas Contra a Vida Dela, estreado em 1997 no Royal Court. A peça é considerada o seu trabalho mais corajoso e inovador, tendo sido traduzida para mais de 20 idiomas.

As sessões ocorrem nos dias 24, 25, 26 e 27 de maio de 2018 (de quinta-feira a domingo), sempre às 21h30.

Preços: 6€ a 12€
Bilhetes à venda na BOL e na Bilheteira do Espaço Escola de Mulheres (Clube Estefânia) nos dias de Espetáculo (a partir das 20h).

Primeira imagem do Nubia Z18 revela total ausência de molduras

Beta de Onrush chega dia 17 de Maio

Beta de Onrush chega dia 17 de Maio