Com 70% das chamadas efetuadas para os serviços de emergência médica a serem efetuados a partir de um dispositivo móvel, e a com a necessidade de esses serviços saberem a localização em que é solicitada a ajuda, algo que por vezes se torna num grande problema, a Google lançou esta segunda-feira o “Serviço de Localização de Emergência”, que já está disponível em smartphones Android a partir da versão 2.3 na Europa.
De acordo com a Google, a atualização do Android faz com que o aparelho seja automaticamente capaz de enviar os dados de localização do proprietário – tudo isso com base em informações via Wi-Fi, GPS e de torres de telefonia móvel -, aos serviços de emergência assim que uma ligação for realizada. Com a novidade, que proporciona maior facilidade e agilidade na prestação de socorro, a estimativa é que os órgãos consigam salvar mais 10 mil vidas.
Quanto à questão da privacidade e segurança, a gigante das pesquisas refere que esta funcionalidade foi desenvolvida para trabalhar de forma automática, e que, portanto, visando a privacidade dos utilizadores, os dados de localização não poderão ser acedidos pela Google ou qualquer outra instituição.
Para já a ferramenta só está em funcionamento no Reino Unido e Estónia, mas a expectativa da Google é disponibilizá-lo brevemente noutros países.