in

“Gambito de Dama”: a nova minissérie da Netflix que impulsionou a venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

Em Portugal, a série ocupa o primeiro lugar do top diário dos conteúdos mais vistos da Netflix.

"Gambito de Dama": a nova minissérie da Netflix que impulsionou a venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos | CA Notícias

“Gambito de Dama”, a nova minissérie da Netflix que estreou dia 23 de outubro – e que em Portugal ocupa o primeiro lugar do top diário dos conteúdos mais vistos do serviço de streaming – está a impulsionar a compra de jogos de xadrez nos Estados Unidos, divulgada a revista NME.

O eBay, site de compras online americano, registrou um aumento de 273% na procura pelo jogo nos primeiros 10 dias desde o lançamento da minissérie.

“Estamos a ver os compradores a escolherem formas mais tradicionais de entretenimento durante este segundo lockdown. Isso inclui um grande aumento de jogos clássicos como o xadrez e, se as coisas continuarem como estão, todos seremos profissionais até 2 de dezembro”, afirmou Nouman Qureshi, diretor da categoria de brinquedos da empresa.

“Gambito de Dama” é uma minissérie que aborda a “história de autodescoberta que explora o verdadeiro preço da genialidade. Abandonada e deixada aos cuidados de um orfanato do Kentucky no final dos anos 50, a jovem Beth Harmon (Anya Taylor-Joy) desenvolve um dom extraordinário para o xadrez, assim como uma dependência pelos tranquilizantes fornecidos pelo estado para sedar as crianças”, afirma a Netflix.

“Atormentada por demónios pessoais e movida por uma mistura explosiva de narcóticos e obsessão, Beth transforma-se numa rejeitada repleta de talento e glamour, mas permanece determinada a quebrar as barreiras erguidas pelo mundo patriarcal do xadrez competitivo”, acrescenta o serviço de streaming.

A série tem realização de Scott Frank (nomeado para dois Óscares), que também assume as funções de argumentista, e produção executiva de Frank, William Horberg e do cocriador da série Allan Scott.

O elenco é composto por Anya Taylor-Joy, Marielle Heller, Thomas Brodie-Sangster, Moses Ingram, Harry Melling e Bill Camp.

Veja o trailer:

Fallout 76: Steel Dawn – “Rahmani, Shin, and Valdez” Reveal Trailer

Fallout 76: Steel Dawn – “Rahmani, Shin, and Valdez” Reveal Trailer

Demon’s Souls – Trailer de Lançamento | PS5

Demon’s Souls – Trailer de Lançamento | PS5