Frederico Varandas eleito Presidente do Sporting

Em dia histórico para o Sporting Clube de Portugal, em que votaram nas eleições para Presidente 22.400 sócios, Frederico Varandas (Lista D) foi eleito sucessor de Bruno de Carvalho.

O dia de ontem começou bem cedo, com as urnas a abrirem às 9 horas mas antes disso já dezenas de adeptos se concentravam nas imediações do Estádio José Alvalade para exercer o seu direito de voto. João Benedito (Lista A) foi o primeiro dos candidatos a votar, seguindo depois para o Algarve para assistir à final da Supertaça de futsal, em que o Sporting goleou o Fabril por 11-0. Às 19h as portas fecharam, tendo sido Jaime Marta Soares o último a colocar o voto na urna.

A noite fez-se longa, com milhões de sportinguistas a esperar os resultados em casa, entre outras centenas nas sedes de candidatura dos candidatos que apoiavam e perto do Estádio para assistir ao anúncio e discurso do vencedor.

A luta estava renhida, falando-se mesmo numa luta a dois, entre Varandas e Benedito, mas foi já pelas 2 horas da madrugada que foi conhecido o novo Presidente verde e branco: Frederico Varandas.

O candidato da Lista D obteve 42,32% dos votos, enquanto João Benedito (Lista A) obteve 36,84%. Em terceiro lugar ficou José Maria Ricciardi (Lista B) com 14,55%, seguindo-se Dias Ferreira (Lista F) com 2,35%, Tavares Pereira (Lista G) com 0,90% e, por fim, Rui Jorge Rego (Lista E) com 0,51%.

Frederico Varandas é, assim, o novo Presidente do Sporting, mas há que sublinhar que, no entanto, João Benedito teve mais votantes (9735 contra 8717 de Varandas). Isto deve-se ao facto de nos clubes os sócios mais antigos terem direito a um maior número de votos, o que fez com que a vitória pertencesse à Lista D.

“É um orgulho e uma responsabilidade. É uma missão que vou cumprir com toda a minha energia, paixão e competência. E eu a minha equipa temos a noção do que temos pela frente e queremos pôr o Sporting a vencer, um Sporting digno. Esta é, provavelmente, a missão mais importante da minha vida, e não é fácil. É um grande orgulho e um momento histórico”, foram as primeiras palavras de Frederico Varandas como Presidente do Sporting Clube de Portugal.