Primavera Sound no Porto gera impacto económico de 48,5 milhões de euros
O festival Primavera Sound, realizado no Parque da Cidade do Porto, atraiu um número recorde de 140 mil visitantes e gerou um impacto económico global de 48,5 milhões de euros na cidade, segundo um estudo realizado pelo ISAG-European Business School (ISAG-EBS) e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC).
Gasto médio diário por pessoa
O estudo aponta que o gasto médio diário por pessoa na cidade foi superior a 350 euros e no recinto do festival cerca de 41 euros por dia. Quase metade dos visitantes tinha nacionalidade estrangeira ou residia fora da área da Área Metropolitana do Porto (AMP).
Alojamento e despesas
O alojamento foi a despesa mais significativa, com um gasto médio diário de 136,32 euros. Cerca de 33% dos festivaleiros residentes fora da AMP ou no estrangeiro optaram por pernoitar em hotel, utilizando preferencialmente o Booking (67%) para efetuar a reserva. O alojamento local foi a preferência de 26% dos inquiridos, a casa de amigos de 20% e o hostel de 14%. O preço foi o fator que mais influenciou a escolha do local da estadia de 38% do público, seguido da proximidade do recinto (20%), da notoriedade do alojamento (15%) e da experiência anterior (13%).
Permanência na cidade e gastos diários
Os inquiridos responderam que permaneceram, em média, 4,9 noites na cidade. Em relação aos gastos diários, as refeições (52,03 euros diários) e as deslocações e viagens (48,20 euros diários) ocupam o segundo e terceiro lugar. As despesas com cultura e lazer (42,99 euros diários) e compras ou presentes (42,78 euros diários) também se destacam entre as mais avultadas.
Gastos no recinto do festival
No interior do recinto, o gasto médio diário por pessoa – excluindo o valor do bilhete ou do passe geral – cifrou-se em 41,71 euros. O cartão bancário voltou a ser o método de pagamento preferido (57%), seguido das transações digitais por MBWay (21%).
Origem dos visitantes
O estudo revela que 29% dos 1.555 inquiridos eram provenientes do estrangeiro, com destaque para as nacionalidades britânica (13%), brasileira (12%), espanhola (11%), norte-americana (7%), francesa (7%), alemã e italiana (ambas com 6%), belga (5%) e holandesa (4%). Quanto ao público português, 71% residiam na AMP e 29% eram provenientes de outros concelhos do país, nomeadamente Lisboa (42%), Braga (13%) e Aveiro (11%).
Transporte para o festival
Quanto ao meio de transporte utilizado para chegar ao festival, destaca-se o recurso a viatura própria (35%), seguindo-se o autocarro (21%), metro (11%), TVDE e deslocações a pé (ambas com 10%).
Primavera Sound no Porto
O festival Primavera Sound no Porto, que se realizou pela primeira vez em 2012, passou este ano a ocupar um espaço maior no Parque da Cidade e durou quatro dias, em vez dos habituais três, como forma de comemorar as dez edições, e contou com nomes como Kendrick Lamar, Rosalía, Blur ou Pet Shop Boys no cartaz. A Câmara Municipal do Porto atribuiu, através da empresa municipal Ágora, um apoio anual no valor de 650 mil euros para a realização das edições de 2023, 2024 e 2025 do evento.