in , , ,

Festival Bons Sons: Viagens a bordo de várias naves…especiais

Domingo no BONS SONS, o programa musical tem os olhos no futuro e traz recordações do passado. Durante os dias de festival, Cem Soldos é um lugar de encontros. A ansiedade é muita para revisitar velhos amigos e conhecer novos. A música percorre as ruas e entra nas casas. “AGORA, AQUI” é umas das surpresas mais bem guardadas do festival, com artistas a entrarem casa adentro e fazerem pequenos instantâneos acústicos para quem conseguir, ou calhar, ver.

O terceiro dia de BONS SONS começa com os Moços da Vila no Palco MPAGDP. A fazer jus ao nome, estes jovens entoam orgulhosamente o cante alentejano, reconhecido pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade desde 2014.


Joana Barra Vaz sobe ao coreto da praça de S. Pedro e vai mostrar porque foi aclamada pela crítica logo no seu primeiro registo de longa duração. Joana embala-nos entre o folk e a electrónica e leva-nos no ritmo das canções que traz na ponta da língua.

No Palco Tarde ao Sol, uma proposta diferente com Sonoscopia a apresentar “Phobos, orquestra robótica disfuncional” – um conjunto de pequenos geradores automáticos de música que formam uma orquestra de dispositivos estranhos com comportamento aleatório. Voltamos depois ao Giacometti para ouvir mais um capitão do festival. A voz rouca e guitarra a tiracolo de Captain Boy contam-nos as histórias das suas aventuras a bordo de um barco imaginário. Os Sampladélicos levam-nos de novo a entrar na igreja de S. Sebastião para um espectáculo que tem tanto de sonoro como visual, com uma performance a partir das gravações de práticas musicais e ambientes sonoros que percorrem todo o país.

Um dos regressos mais aguardados, só possível para o BONS SONS, é o de Paulo Bragança, intérprete excepcional do fado. Fiel à imagem irreverente que caracterizam a sua maneira de sentir a musica, Paulo Bragança está de volta a Portugal para um espectáculo que focaliza grande expectativa do público.

Já Samuel Úria tem presença assídua em vários palcos do país e no BONS SONS tem reservado o Palco Eira. É um prolífico cantautor e em constante desafio para o acompanharmos nas suas mensagens e letras cheias de conteúdo para decifrar.

Corria o ano de 1978 e a conquista espacial estava no horizonte político mundial. Uns passos à frente estava o visionário álbum 10.000 anos depois entre Vénus e Marte, uma obra de génio do rock, editada à frente do seu tempo, que ganhou estatuto de álbum de culto tanto em Portugal como além-fronteiras. É este o grande motivo para celebrarmos os quase 40 anos deste álbum, no Palco Lopes-Graça, com o seu compositor e intérprete original, José Cid.

Os Orelha Negra prosseguem o seu ritmado e envolvente reencontro com um público sempre ao rubro. Reabre-se o Palco Eira para os receber, às suas canções ao rubro e aos medleys surpreendentes a que a banda já nos habituou.

A noite termina no Palco Aguardela com Puto Anderson e DJ NinOo, dois dos membros da Firma do Txiga, produtores inventivos, DJs realizados e uma das crews mais jovens e pujantes a produzir música de dança electrónica autóctone da Grande Lisboa, na companhia de K30.

No Auditório, Carlota Lagido apresenta Jungle Reed ou Der Elgnuj, um argumento ornitológico, que conta com a participação de diversas pessoas para transmitirem à autora um minuto de uma ideia, sequência de movimento, imagem em movimento ou cénica, um universo sonoro, que serão posteriormente transformadas em algo seu, do seu corpo, com um tempo e características outras, fazendo o todo da composição coreográfica.

AGORA, AQUI

Sem pré-aviso, os concertos instantâneos vão decorrer ao longo das tardes do festival. Em qualquer ponto do recinto, mesmo dentro das casas, os artistas do cartaz podem emergir com um micro-espectáculo tão acústico como irrepetível. Quem está, está.

13 AGOSTO

10:00   MÚSICA PARA CRIANÇAS Armazém
15:00   MOÇOS DA VILA MPAGDP
16:15   JOANA BARRA VAZ Giacometti
17:30   SONOSCOPIA Tarde ao Sol
17:45   CARLOTA LAGIDO Auditório
18:45   CAPTAIN BOY Giacometti
20:00   SAMPLADÉLICOS Tarde ao Sol
21:00   PAULO BRAGANÇA Lopes-Graça
22:15   SAMUEL ÚRIA Eira
23:30   10.000 ANOS DEPOIS ENTRE VÉNUS E MARTE Lopes-Graça
00:45   ORELHA NEGRA Eira
02:00   PUTO ANDERSON, DJ NINOO E K30 (FIRMA DO TXIGA) Aguardela

NÃO PERCAM AMANHÃ TAMBÉM

14 AGOSTO

10:00   MÚSICA PARA CRIANÇAS Armazém
14:00   CURTAS Auditório
14:00   SANCT’IRENE MPAGDP
15:45   MOÇOILAS MPAGDP
16:00   CURTAS Auditório
16:45   MARCO LUZ Giacometti
18:00   OS CANTADORES DE PARIS – AUTÓPSIA DE UMA MONTAGEM Auditório
18:00   LST – LISBOA STRING TRIO Tarde ao Sol
19:15   VALTER LOBO Giacometti
20:45   FRANKIE CHAVEZ Lopes-Graça
22:00   THE POPPERS Eira
23:15   RODRIGO LEÃO Lopes-Graça
00:45   OCTA PUSH Eira
02:00   RODRIGO AFFREIXO Aguardela

Festival Bons Sons: Viagens a bordo de várias naves…especiaisGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Equipa de Futsal disputa jogo de 3.º e 4.º lugares do Torneio Internacional de Viseu

Equipa de Futsal disputa jogo de 3.º e 4.º lugares do Torneio Internacional de Viseu

William Carvalho deverá rumar ao West Ham por 35 milhões mais 10 por objetivos

William Carvalho deverá rumar ao West Ham por 35 milhões mais 10 por objetivos