A primeira edição do festival Noites dos Jardins do Palácio arrancou este sábado, dia 13 de setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto. Cláudia Pascoal, Sara Correia e Fernando Daniel foram os cabeças de cartaz do primeiro dia.
Às 18h00 as portas do recinto, que dá acesso ao Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, abriu e os festivaleiros não perderam tempo em fazer a habitual maratona para garantir um lugar à frente do palco principal.
A cantora gondomarense Cláudia Pascoal, que se tornou conhecida do público português após ter representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, teve a missão de inaugurar o palco do festival. No arranque do concerto, e logo depois de “Fado Chiclete”, a artista recordou os tempos em que trabalhava na cidade do Porto.
Depois de trazer “Imperial é Fino”, canção que divide com Ana Bacalhau, Cláudia Pascoal chamou ao palco a irmã Sílvia Ferreira para interpretar uma das primeiras canções da cantora. Sempre feliz por voltar à invicta e, sem pausas, trouxe os seus maiores sucessos. “Oh Mãe”, “Nasci Maria”, “Eh para a frente, eh para trás” ou “Três É Demais” não ficaram de fora de um alinhamento bem oleado.

Os Jardins do Palácio de Cristal silenciou para ouvir a fadista Sara Correia. Se na canção “Chelas” a artista diz “Eu sou de Chelas”, esta noite vem podia dizer “Eu sou do Porto”. O público vibrou com a voz marcante de Sara Correia, que não deixou de dar os sucessos que os festivaleiros tanto queriam ouvir.
“Liberdade”, “Madrugou”, “Tu Não me Digas” ou “Marias na Terra” foram os primeiros temas a serem distribuídos pelo recinto. Seguiu-se no alinhamento “Respirar”, em colaboração com os Calema, “Que o Amor te salve nesta noite escura” ou “Quero é Viver”.
“É lindo ver esta praça cheia”, referiu a artista, ao dar ainda os temas “Pechinha” e “Estranha forma de Vida”.
Para fechar o primeiro dia do festival Noites do Jardim do Palácio, no Porto, Fernando Daniel era o artista mais esperado. Bem cedo – ainda antes das portas do recinto abrirem – os fãs do cantor esperaram por este concerto na cidade Invicta.
O público entoou, numa única só voz, todos os temas do artista. “Tal como Sou”, “Prometo” ou “Cair” foram os primeiros temas abraçados pelos festivaleiros. Entre palmas e gritos, Fernando Daniel não deixou ninguém parado, numa noite bem quente nos Jardins do Palácio de Cristal – se não fosse com ajuda da pirotecnia.
Sara Correia surpreendeu tudo e todos ao surgir a palco com Fernando Daniel ao entoar o tema “Se Eu”. A fechar, “Voltas” garantiu mais um momento de euforia, fechando da melhor forma o primeiro dia do festival.
Noites dos Jardins do Palácio continua este domingo, dia 14 de setembro, com Luís Trigacheiro, Marisa Liz e Diogo Piçarra.
Leia também: Festival Noites dos Jardins do Palácio acontece esta semana com Fernando Daniel, Marisa Liz e Sara Correia



