FC Porto e Sporting reataram esta quinta-feira as relações institucionais. A confirmação foi feita através de comunicados publicados nos sites dos dois clubes e assinados pelos diretores de comunicação de dragões e leões, Francisco J. Marques e Nuno Saraiva, respetivamente.
No encontro entre os responsáveis de ambos os emblemas, foram abordados diversos temas sobre o futuro do futebol português, verificando-se “convergência de posições” .
Alguns dos temas discutidos e nos quais se verificou essa convergência são:
- O vídeo-árbitro e regras da sua implementação;
- Substituição imediata do coordenador dos Delegados da Liga;
- Reconhecimento dos títulos do Campeonato de Portugal como sendo de Campeões Nacionais, como consta da documentação oficial da Federação Portuguesa de Futebol e suas plataformas;
- Regressos dos sumaríssimos para lances em que o árbitro não tenha visto e sejam detetados pela transmissão televisiva;
- Que a lei seja efetivamente cumprida no que respeita às claques e à violência no desporto;
- Redução dos jogos disputados à noite.
Um outro aspeto discutido refere-se às transmissões televisivas de jogos de ambos os clubes nas modalidades e a acreditação dos jornalistas dos órgãos de comunicação de FC Porto e Sporting.
Desta feita, pode ler-se o seguinte no comunicado: “Concluída esta reunião, verificámos que há caminho que pode e deve ser feito em conjunto, considerando que é muito mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa”.