in

Fórmula 1 em Portimão de 23 a 25 de Outubro e poderá ter público

Fórmula 1 em Portimão de 23 a 25 de Outubro e poderá ter público

A Fórmula 1 está de regresso a Portugal, 24 anos depois do último circuito da competição ter passado pelo nosso País, no Autódromo do Estoril. O Grande Prémio de Portugal vai-se realizar nos dias 23 a 25 de Outubro, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, que entra pela primeira vez no calendário do Mundial de F1. O Grande Prémio de Portugal será transmitido em Direto e Exclusivo na ELEVEN SPORTS.

Cerca de 24 anos depois o Mundial de Fórmula 1 regressa a Portugal, que recebeu o Grande Prémio de Portugal pela última vez em 1996, no Autódromo do Estoril, no qual Jacques Villeneuve foi o vencedor, seguido de Damon Hill e Michael Schumacher.

O primeiro GP de Portugal foi em 1958, no Circuito da Boavista, no qual Stirling Moss foi o vencedor.

O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, recebe, pela primeira vez, o Grande Prémio de Portugal, que decorrerá de 23 a 25 de Outubro e terá transmissão em Direto, Exclusivo e Alta Definição, na ELEVEN SPORTS.

O circuito do Autódromo Internacional do Algarve oferece 32 diferentes configurações de pista, com perímetros de 3.465m (mais curto) a 4.684m (versão Fórmula 1) e está homologado pela FIA e pela FIM para receber competições auto e moto, ao mais alto nível.

Os vários traçados permitem aos utilizadores escolher entre versões mais rápidas e desafiadoras e outras mais lentas e técnicas. Dada a variedade de desenhos de pista, a FIA Slow Fast (F1) é considerada a versão standard.

Dados da pista

Comprimento > 4.684m

Comprimento das retas > 3.204m (68,3%)

Comprimento das curvas > 1.488m (31,7%)

Largura > 14m

Número de curvas > 16

Direitas > 9

Esquerdas > 7

Raio de curvatura mínimo > 18m

Raio de curvatura máximo > 160m

Subida máxima > 6,2%

Declive máximo > 12,0%

Inclinação máxima > 8.0%

Inclinação mínima > 2.0%

Reta principal

Comprimento > 969 m

Largura > 18 m

Boxes

42 boxes x 135 m2 cada = 5,670 m2

Paddock

72,000 m2

Ao calendário do Mundial de F1, que já contava com 10 provas juntam-se, além do GP de Portugal que se realiza pela primeira vez em Portimão, os Grandes Prémios de Eifel e da Emília-Romanha, que se disputarão em Nürburgring e Imola, respetivamente, circuitos que já receberam grandes prémios de F1 no passado. Aumenta, assim, para 13 o número de corridas do calendário revisto de 2020, que deverá ficar completo nas próximas semanas com 15 a 18 corridas, terminando no Golfo, em meados de Dezembro.

Esta manhã Paulo Pinheiro, Administrador do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), referiu em exclusivo à ELEVEN SPORTS, que o sentimento é de dever cumprido, “é o culminar de muito tempo de trabalho nosso, um esforço grande da equipa toda, que agora tem o prémio devido que é o termos uma corrida de Fórmula 1 em Portugal.”

Sendo, sem dúvida um merecido prémio para todos os envolvidos, para Paulo Pinheiro “é apenas o pontapé de saída. Vamos a jogo e temos de garantir que tudo corre bem, e tornar a corrida num evento memorável, para sermos uma candidatura ainda mais forte para o futuro”.

Sobre a possibilidade de haver público a assistir ao GP de Portugal, o Administrador do AIA referiu que “desde o primeiro momento quisemos que a corrida tivesse público, trabalhamos nesse sentido com todas as entidades sanitárias. Acho que fizemos um trabalho em conjunto muito detalhado, que exigiu muito tempo, com muita gente envolvida, e o que fizemos acho que é um trabalho muito bem feito. Portanto temos condições, se toda a gente respeitar as regras que forem impostas, para ter publico na corrida, e até uma quantidade de público com alguma expressão. Agora é crucial que toda a gente respeite as regras e os procedimentos que vão ser definidos, e se assim for, será uma corrida segura, e com público.”

Segundo Jorge Pavão de Sousa, Managing Director da ELEVEN SPORTS em Portugal, “é um privilégio estarmos envolvidos na transmissão a partir do nosso país de um evento desportivo desta dimensão e com cobertura Mundial. Sabemos que os fãs portugueses da Fórmula 1 ansiavam há muito pelo regresso da competição a Portugal e esta realidade vai aumentar ainda mais o entusiasmo à volta da prova e da competição. A equipa de F1 da Eleven Sports vai estar à altura do desafio e estou certo de que iremos desenvolver a cobertura mais inovadora e mediática de toda a temporada da Fórmula 1. Portugal merece-o e os nossos Fãs também o merecem!”.

Calendário de provas:

  • 31 Julho a 2 Agosto – Silverstone, GP Grã-Bretanha
  • 7 a 9 Agosto – Silverstone, GP 70 Anos da F1
  • 14 a 16 Agosto – Barcelona, GP Espanha
  • 28 a 30 Agosto – Spa-Francorchamps, GP Bélgica
  • 4 a 6 Setembro – Monza, GP Itália
  • 11 a 13 Setembro – GP Toscana Ferrari 1000
  • 25 a 27 Setembro – Sochi, GP Rússia
  • 9 a 11 Outubro – Nürburgring, GP Eifel
  • 23 a 25 Outubro – Portimão, GP Portugal
  • 31 Outubro a 1 Novembro – Imola, GP Emília-Romanha

 

Todos os GP de F1, F2, F3 e Porsche Super Cup serão transmitidos em Direto, Exclusivo e Alta Definição na ELEVEN SPORTS, por apenas €9.99/mês.

Fórmula 1 em Portimão de 23 a 25 de Outubro e poderá ter públicoGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Joker estreia hoje à noite no TVCine Top

Joker estreia hoje à noite no TVCine Top

Boas notícias para os fãs de “Outer Banks”: Netflix confirma segunda temporada

Boas notícias para os fãs de “Outer Banks”: Netflix confirma segunda temporada