Exposição “O CCB por Daciano da Costa” celebra 30 anos do Centro Cultural de Belém
Em comemoração aos 30 anos do Centro Cultural de Belém (CCB), a exposição “O CCB por Daciano da Costa” homenageia o mais relevante designer português do século XX, autor do projeto de equipamento e mobiliário do CCB. A mostra apresenta as peças especialmente desenhadas para a instituição e estará em exibição de 19 de julho a 29 de outubro na recepção do Centro de Congressos e Reuniões (Piso 1).
Design de equipamento e mobiliário: 1993-2023
A exposição é coproduzida pelo Centro Cultural de Belém e pelo Atelier Daciano da Costa, com curadoria de João Paulo Martins. Segundo Inês Cottinelli, a mostra representa um passo importante no projeto de valorização da obra do autor Daciano da Costa que o atelier tem vindo a desenvolver, além de consolidar a estreita relação com a instituição.
Para João Paulo Martins, o projeto do CCB destaca diversos temas presentes na carreira de Daciano da Costa e constitui um ponto de viragem, uma oportunidade para assentar os fundamentos de uma nova etapa no seu percurso criativo. A exposição reforça a função simbólica do edifício, a relevância coletiva da ocasião e o papel cultural do design na definição das formas de um tempo.
A inauguração da exposição ocorrerá no dia 19 de julho, às 18h30, com entrada livre.