in ,

Exposição, “Do Arqueológico ao Cósmico”, de Pilar Domingo inicia-se amanhã no LX Factory

Exposição, “Do Arqueológico ao Cósmico”, de Pilar Domingo inicia-se amanhã no LX Factory

A artista visual brasileira Pilar Domingo apresentará uma visão arqueológica de sua própria trajetória e produção na exposição “DO ARQUEOLÓGICO AO CÓSMICO”, que será inaugurada no dia 1.º de fevereiroàs 19h, no Studio TeamBox, na LX Factory de Lisboa. Nesta nova série, que conta com 21 obras que mesclam técnicas como pintura, gravura, fine art e eletrografia, Pilar cria um paralelo entre o passado, presente e futuro, explorando suas origens e a simbologia presente desde o início de sua obra, dando sequência à série anterior “Ilimite Cósmico”, desenvolvida por ela desde 2015.
“Realizo em mim mesma, e também em minha trajetória, uma investigação arqueológica, revelando o conhecimento e desconhecido que habita em todos nós e no mundo ‘já faz muito tempo’, como sugere o nome de uma das obras. Quero convidar o espectador a uma viagem do arqueológico ao cósmico”, explica a artista.
Pilar Domingo é de origem espanhola e tem uma trajetória internacional, com onze prêmios no currículo. As obras da artista estão representadas em diversos museus, instituições e coleções no Brasil, Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Estados Unidos e Cuba. Seu trabalho está diretamente ligado à relação com a natureza e a busca de suas raízes ancestrais, retratados através de técnicas como pintura, videoarte, gravura e impressão digital em diferentes suportes.
Durante o período da exposição, serão oferecidos workshops, visitas guiadas e atividades de arte para bebês. Pilar também fará residência artística no atelier de gravura CONTRAPROVA.

SOBRE A TRAJETÓRIA DA ARTISTA
Nos anos 1980, Pilar foi para a Ilha de Creta, onde encontrou o seu ponto de partida arcaico. Depois, seguiu para a Ilha Grande e participou da criação do Reis e Magos, onde desenvolveu louças e esculturas. Em Tortosa, inspirada em suas origens e no DNA, produziu pinturas e eletrografias.
Participou da criação da expedição Circuito das Águas, navegando pelas veias do Pantanal, e foi convidada para expedições na Indonésia, Nova Guiné, Papua, Tailândia e Malásia. Pilar também visitou sítios arqueológicos da Grécia, Espanha, Brasil, Peru, Bolívia, Itália, Inglaterra, Colômbia e Portugal. Estas experiências resultaram obras carregadas de força e ancestralidade.
Após a conclusão do seu doutorado em História da Arte Contemporânea e Novas Técnicas na Gravura, na Universidad Complutense de Madrid (Espanha), Pilar desenvolveu, junto com a filha, Maria Matina, o espaço de arte e cultura Casa Benet Domingo, visando difundir a arte das três gerações da família Benet Domingo.

Exposição, “Do Arqueológico ao Cósmico”, de Pilar Domingo inicia-se amanhã no LX FactoryGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Compra de 12 meses de PlayStation Plus oferece Far Cry 4

Compra de 12 meses de PlayStation Plus oferece Far Cry 4

Licá já rescindiu com o Granada

Licá já rescindiu com o Granada