Expocouro regressa à Exponor em setembro com foco na moda em pele
A 22.ª edição da Feira Internacional da Pele, agora renomeada como Expocouro, está de volta à Exponor, em Lisboa, nos dias 13 e 14 de setembro. O evento, que se apresenta como um espaço de inovação e tecnologia, tem como objetivo apresentar tendências, soluções e inovações para toda a cadeia de valor industrial, com destaque para a indústria da moda em pele e a fileira couro.
Com o tema “Make it fashionable”, a Expocouro pretende ser um evento icónico, sedutor e sofisticado, que visa gerar negócio, fomentar parcerias e colaborações internacionais. Em exposição estarão diversos setores, que apresentam a multiplicidade de utilidades desta matéria-prima, nomeadamente, tecnologias de produção, prototipagem, produtos químicos, curtumes e escolas de formações de moda e design.
Na sessão de apresentação, Gonçalo Santos, representante da Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes (APIC), parceira do certame, destacou a importância desta indústria enquanto área central do setor do couro, bem como todo o valor que gera. “Este material destaca-se pela sua elevada versatilidade. Está na origem de muitos negócios, desde calçado, malas, vestuários, acessórios, estofos de mobiliário e automóveis, entre muitos outros. É um setor de extrema importância, até porque faz a fronteira entre o mundo agrícola e industrial, transformando um desperdício da indústria alimentar que não teria qualquer utilidade”, afirmou.
Além disso, a Expocouro pretende ser um espaço de partilha, potenciado num formato de colaboração entre a APIC e o Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado (CFPIC). Juntas vão criar um espaço de tendências através de workshops, concursos associados ao design de calçado e um desfile dos protótipos. “Vamos mostrar a pele enquanto produto intermédio e, posteriormente, enquanto produto acabado em protótipo de calçado e marroquinaria”, explica Paula Gil, representante da CFPIC.
O projeto PT Leather In Design, potenciado pela APIC, também foi apresentado na sessão de apresentação. O projeto pretende fornecer informações das principais tendências de moda e de desenvolvimento de produto aos industriais de curtumes, para que partam desta base para desenvolverem as suas coleções. O resultado está condensado num Trendbook, que reúne todas estas propostas por parte das fábricas de curtumes e também protótipos de calçado e de marroquinaria que são desenvolvidos no CFPIC.
A Expocouro alia-se assim à 22ª edição da Expocouro, ao ver nesta feira a sua capacidade agregadora de todo o mercado nacional e de uma montra vasta de todo o cluster, indústria e fileira couro.
A Exponor-Fiporto S.A., empresa dedicada à organização de feiras, congressos e eventos, é a responsável pela organização do evento. O recinto de exposições, feiras e congressos situado em Leça da Palmeira, acolhe anualmente cerca de 30 feiras especializadas e dezenas de eventos de variadas dimensões e tipologias. Desde a sua inauguração em 1987, realizaram-se perto de 870 feiras, com cerca de 205 mil empresas expositoras e 13 milhões de visitantes.