Depois de mais de uma década no panorama musical, os Foals abraçam novamente aquele seu amor pelo ‘inconvencional’ com o projeto mais corajoso e ambicioso da sua carreira até à data: não um, mas dois novos álbuns surpreendentes – ‘Everything Not Saved Will Be Lost’. Dois lançamentos separados, mas relacionados, que compartilham um título, temas e arte gráfica. A ‘Part 1’ já se encontra disponível em todas as lojas, com a ‘Part 2’ seguindo-se no Outono.
“They’re two halves of the same locket,” explica o vocalista, Yannis Philippakis. “They can be listened to and appreciated individually, but fundamentally, they are companion pieces.”
Profundamente ligados, mas com personalidades muito próprias, estes dois discos captam as criações mais apelativas, ambiciosas e coesas que os Foals– completados por Jimmy Smith (guitarra), Jack Bevan (bateria) e Edwin Congreave (teclas) – já produziram até hoje.
O título, ‘Everything Not Saved Will Be Lost’, é um aviso de que qualquer coisa – desde o momento mais pequeno e fugaz de inspiração, até à própria diversidade biológica do planeta – pode estar sob a ameaça de ser irrevogavelmente perdida.
Este é um assunto que atravessa todo o material destes novos álbuns, já que os Foals procuraram reflectir neles as neuroses públicas provocadas pelo actual clima cultural em que vivemos. Paranóia da vigilância/controlo do Estado? Medo do colapso ambiental? Uma sensação arrebatadora de ansiedade? Tudo isto está presente nestas novas músicas apocalípticas.
As jornadas dos novos álbuns começaram quando a era do ‘What Went Down’ terminou. O baixista fundador, Walter Gervers, partiu em termos amigáveis depois de tocar no Festival Paredes de Coura, em Portugal, em Agosto de 2017. Os Foals sentiram que Walter não poderia ser substituído – uma decisão que levou a um período de recalibração, reorganização e, finalmente, rejuvenescimento.
Depois de um breve interregno, os Foals reuniram-se novamente, com Yannis a assumir as tarefas de produção e, juntamente com Edwin, também as partes pertencentes ao baixo.
‘Everything Not Saved Will Be Lost – Part 1’ já está disponível em todas as plataformas digitais e chega às lojas físicas nacionais no início da próxima semana.
Alinhamento ‘Everything Not Saved Will Be Lost – Part 1’:
- ‘Moonlight’
- ‘Exits’
- ‘White Onions’
- ‘In Degrees’
- ‘Syrups’
- ‘On The Luna’
- ‘Cafe D’Athens’
- ‘Surf Pt.1’
- ‘Sunday’
- ‘I’m Done With The World (& It’s Done With Me)’