in

“Europe Shine a Light”: espetáculo substituto do Festival da Eurovisão 2020 acontece hoje. RTP vai transmitir

A RTP irá transmitir o espetáculo “Eurovision: Europe Shine a Light”, que pretende “honrar as canções e os artistas” que iriam participar no Festival Eurovisão da Canção 2020.

europe shine a light,eurovisão,Festival,da canção,Elisa, “Europe Shine a Light”: espetáculo substituto do Festival da Eurovisão 2020 acontece hoje. RTP vai transmitir, CA Notícias, CA Notícias
Pedro Pina/RTP

A 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção foi cancelada devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), mas no dia em que deveria decorrer a final, este sábado, dia 16 de maio, acontece o “Eurovision: Europe Shine a Light”, espetáculo especial que pretende honrar as canções e os artistas dos 41 países a concurso no certame deste ano.

“Depois do cancelamento do Festival Eurovisão da Canção 2020, a União Europeia de Radiodifusão e os seus membros holandeses NPO, NOS e AVRTTROS estão entusiasmados por confirmarem que estão a produzir um novo espetáculo, ‘Eurovisão: Europa Shine a Light’, que será exibido em vez da Grande Final, no dia 16 de maio às 21:00”, lê-se num comunicado disponível no site oficial do concurso.

O “Eurovisão: Europe Shine a Light” pretende reunir “os artistas 2020, a partir das suas localizações pela Europa, numa performance de um sucesso da Eurovisão, com letras unificadoras, apropriadas para a situação em que o mundo se encontra”.

Ao espectáculo irão juntar-se também “artistas conhecidos de edições anteriores da Eurovisão”, convidados a participar “na ligação da Europa através de canções familiares do passado, interpretadas em locais icónicos da Europa”.

A canção “Medo de Sentir” fará parte do seu alinhamento do espetáculo, bem como uma mensagem especial que Elisa gravou para os fãs. “Eurovision: Europe Shine a Light” vai decorrer em Hilversum, nos Países Baixos, no mesmo dia em que teria lugar a grande final do Festival Eurovisão da Canção. “Esta homenagem estende-se também a artistas que, nos últimos anos, marcaram a história da Eurovisão com as suas músicas e atuações. Estão guardadas ainda muitas outras surpresas, mas acima de tudo teremos momentos especiais e inesquecíveis para todos nós em tempos tão desafiadores como os que vivemos”, explica a RTP1.

Pedro Pina/RTP

Com a duração de duas horas, “Europe: Eurovison Shine a Light” será conduzido pelos holandeses Chantal Janzen, Edsilia Rombley e Jan Smit, para além de Graham Norton, apresentador da BBC, e a estrela do YouTube, NikkieTutorials.

Em Portugal, Nuno Galopim será o comentador do espetáculo especial. Segundo ele, “não vai ser a mesma coisa, é verdade… Vai faltar uma arena cheia de gente e um palco cheio de canções. Vai faltar a emoção das semifinais… Vai faltar a azáfama da reta final de uma produção gigantesca (e bem que o sabemos porque há dois anos quem quase não dormia era a nossa equipa, em Lisboa)… Vão faltar os pontos (e o Malato a não perceber as minhas contas)… Mas há uma festa que mesmo assim não podemos deixar de celebrar de maneira possível. Lembro-me muito bem do que, em 1997, foi a vitória de uma canção que tinha o fulgor de um hino: o “Love Shine a Light”… E é com a força e brilho dessa luz que nos vamos voltar a juntar este sábado… Com uma luz que muitos não vão deixar esmorecer por toda essa Europa fora (e a Austrália) e quem mais estiver a ver… E este ano os 12 pontos ficam para todos os que estão do outro lado dos ecrãs, a ver. Porque é na paixão desses milhões que, ano após ano, reencontramos sempre a razão de ser do Festival da Eurovisão. Até sábado…”

O espetáculo, que teria lugar em Roterdão, será transmitido a partir das 21h na RTP1, RTP Internacional e RTP Play.

O QUE ESPERAR DO “EUROVISION: EUROPE SHINE A LIGHT”

As canções que estariam a concurso este ano no Festival Eurovisão da Canção serão apresentadas em excertos de 30 segundos dos videoclipes oficiais, revelou a emissora estatal da Bielorrússia.

Michael Schulte, representante da Alemanha no ano de 2018, interpretará o tema vencedor “Ein Bisschen Frieden” (1982), ao lado de Ilse DeLange (Países Baixos, 2014).

Mans Zelmerlöw, representante da Suécia, em 2015, e Marija Serifovic, artista que levou a Sérvia à Eurovisão em 2007, darão voz aos temas com que venceram o concurso.

Netta Barzilai, representante de Israel em 2018, vai trazer uma versão acústica da sua nova música com uma mensagem especial sobre estes novos tempos.

O vencedor do Festival Eurovisão da Canção 2019, Duncan Laurence, também está confirmado no programa especial e vai estrear a sua música nova, “Someone Else”.

Os Países Baixos ganharam o direito de organizar a Eurovisão depois de vencerem a edição de 2019, em Israel, com o tema “Arcade”, interpretado por Duncan Laurence.

Marvel’s Iron Man VR | Trailer de História | PSVR

A Guerra dos Tronos | Todas as Temporadas | HBO Portugal