Hoje é a vez do Benfica se estrear na UEFA Champions League desta temporada. Visita o “Maracanã” de Belgrado, estádio que é casa do Estrela Vermelha da Sérvia. O jogo é transmitido em directo e em exclusivo na SPORTTV5 às 17h45.
A primeira jornada da nova fase de liga da UEFA Champions League de 2024/25 junta dois antigos campeões europeus, com o Crvena Zvezda a defrontar o Benfica em Belgrado.
A equipa sérvia levantou o troféu em 1991, enquanto o Benfica triunfou em 1961 e 1962 – e desde então perdeu mais cinco finais.
O Crvena Zvezda teve de esperar até 2018 para participar na UEFA Champions League propriamente dita, mas está agora a fazer a sua quarta participação em oito épocas. O Benfica, por seu turno, chegou até aqui pela quarta época consecutiva e participou em 14 das últimas 15 edições, embora tenha chegado à fase a eliminar apenas cinco vezes nesse período.
Uroš Spajić ficou encantado quando o Estrela Vermelha derrotou o Bodø/Glimt no play-off. “Esta é a minha noite mais bonita por este clube”, disse o defesa. “Uma vitória deliciosa. Sonhei com este momento. Mostrámos que o nosso lugar é na Champions League e que o Stadion Rajko Mitić tem uma alma única.” Caberá ao Benfica ser a primeira equipa a enfrentar esse ambiente e as águias poderão partir confiantes, tendo sofrido apenas três derrotas nos últimos 17 jogos fora nesta competição, incluindo encontros de fases de qualificação.
Estrela Vermelha e Benfica defrontaram-se uma única vez no passado, na Taça dos Campeões de 1984/85, com as Águias a levarem a melhor nesse embate da primeira eliminatória com o total de 4-3.
Bruno Lage optou então por manter o mesmo onze titular do primeiro jogo desta sua segunda passagem pelo leme da equipa principal do Benfica, num jogo frente ao Santa Clara para o campeonato em que as águias estiveram a perder, mas ganharam por 4-1.
Estrela Vermelha: Glazer, Mimovic, Djiga, Spajic, Seol, Krunic, Elsnik, Silas, Ivanic, Olayinka e Bruno Duarte.
Benfica: Trubin; Bah, Otamendi, António Silva, Carreras; Florentino, Rollheiser e Kokçu; Di María, Pavlidis e Akturkoglu.
INFO: UEFA.COM