in

Estreia de ‘Os Demónios do Meu Avô’: Primeiro filme português de animação stop motion inspirado em Rosa Ramalho

Estreia de ‘Os Demónios do Meu Avô’: Primeiro filme português de animação stop motion inspirado em Rosa Ramalho

Primeira longa-metragem portuguesa de animação em stop motion inspirada nas figuras de barro de Rosa Ramalho estreia nos cinemas

Os Demónios do Meu Avô chega às salas de cinema portuguesas a 22 de junho

A primeira longa-metragem portuguesa de animação em stop motion, Os Demónios do Meu Avô, do realizador Nuno Beato, estreia nos cinemas portugueses no dia 22 de junho. O filme conta com as vozes de Victória Guerra, Ana Sofia Martins e Nuno Lopes, entre outros atores, e tem banda sonora dos Gaiteiros de Lisboa, baseada nos cantos tradicionais transmontanos.

Uma história inspirada na cultura portuguesa

O projeto de Nuno Beato nasceu em 2014 e encontra as suas origens estéticas na cultura portuguesa, inspirado nas figuras de barro da ceramista Rosa Ramalho e na paisagem transmontana. A narrativa desenrola-se numa aldeia imaginária, em Vale do Sarronco, Trás-os-Montes, e acompanha a história de Rosa (Victória Guerra), uma jovem mulher urbana e profissional de sucesso que vive uma vida agitada em busca da gratificação social que o dinheiro e a cidade parecem trazer-lhe. A morte súbita do avô que a criou e o sentimento de não ter devolvido esse amor levam-na de volta ao interior do país.

Graças a uma série de cartas e pistas que o seu avô lhe deixou, a protagonista de Os Demónios do Meu Avô irá dedicar-se a uma tarefa que a ajudará a fazer as pazes consigo mesma e com os outros, enquanto repara os erros passados do seu avô. O filme aborda a distinção entre a vida na cidade e o meio rural, explorando a forma como nos relacionamos com o outro.

Técnicas gráficas de animação

Em Os Demónios do Meu Avô, a caracterização dos meios urbano e rural distingue-se pelo uso de diferentes técnicas gráficas de animação, que dão corpo ao universo do filme: para a cidade a animação tradicional; para o campo o stop motion, aliado à animação de volumes. Nesta técnica única, por cada segundo de filmagem são precisas 12 fotografias de cena para criar a ilusão de movimento.

Reconhecimento internacional

Os Demónios do Meu Avô teve a sua estreia mundial em 2022, no Annecy Festival Internacional de Cinema de Animação. O filme foi nomeado para a 36ª edição dos Prémios Goya na categoria de Melhor Filme de Animação e passou pelo Monstra – Festival de Animação de Lisboa, em março, onde arrecadou o Prémio Especial do Júri, depois de receber vários prémios e distinções em diversos festivais nacionais e internacionais.

Os Demónios do Meu Avô é uma coprodução da Sardinha em Lata, produtora de animação portuguesa, com França e Espanha. Um filme para todas as idades e gerações, e uma oportunidade única para uma ida ao cinema em família.

Estreia de ‘Os Demónios do Meu Avô’: Primeiro filme português de animação stop motion inspirado em Rosa RamalhoGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Nothing Phone (2) em 2023: Preços e opções de armazenamento na Europa revelados antes do lançamento

Nothing Phone (2) em 2023: Preços e opções de armazenamento na Europa revelados antes do lançamento

Honor Magic V2: Rumores apontam lançamento em julho com Snapdragon 8+ Gen 1 e câmara de 108MP

Honor Magic V2: Rumores apontam lançamento em julho com Snapdragon 8+ Gen 1 e câmara de 108MP