in

Está pronto para a reabertura da sua loja? Checklist de manutenção

desentop, Está pronto para a reabertura da sua loja? Checklist de manutenção

Ambiente, máquinas e canalizações: deixe a sua loja no ponto.

As lojas estão quase a reabrir depois de tantos meses fechadas ou com muitas restrições devido à pandemia da Covid-19. Muitos negócios sofreram na pele as agruras do momento, mas agora é tempo de regressar fortes ao mercado para voltar a acolher os seus clientes.


Para isso, é preciso pensar se a sua loja está a 100%. Quer isto dizer, antes de mais, verificar se todos os equipamentos estão operacionais e se o espaço está otimizado para uma fluidez eficiente entre o escritório, o armazém e a loja. E ainda se os ambientes e decoração estão prontos para voltar a cativar os seus clientes. 

Pensámos, por isso, numa checklist de manutenção para ver e rever antes da abertura da sua loja, bem como alguns conselhos genéricos para que esta corra da melhor forma.

Fazer uma checklist de manutenção encaixa num pensamento estratégico e preventivo para um negócio, segundo a velha e boa máxima: mais vale prevenir do que remediar. Deve ainda ser enquadrado numa visão global onde a gestão e os protocolos desempenham um papel importante. 

Traduzindo: deve ter um conjunto de regras e formas de atuação para cada área da sua loja. Por exemplo, agora que vivemos em contexto de pandemia, os protocolos sanitários devem ter especial relevância. Isto significa ter regras claras de higienização e limpeza, sinalética apropriada, etc.

Há três momentos fundamentais da manutenção:

  • Elaborar uma lista de equipamentos que precisam de manutenção; 
  • Reunir num arquivo todos os manuais originais desses mesmos equipamentos;
  • Analisar o histórico dos equipamentos e a respetiva manutenção. 

Mesmo se for apenas arrendatário de um espaço comercial, deve verificar se está tudo em bom funcionamento antes de reabrir a sua loja – lembrando que as obras estruturais são da responsabilidade do senhorio. Escusado será dizer que se recorrer a um serviço de desentupimentos com especialistas na matéria como a Ok Desentop não precisa de pedir autorização ao senhorio.

Antes de cuidar dos ambientes e da funcionalidade do espaço, deve considerar a questão dos equipamentos do mesmo. Independentemente do seu negócio, terá com certeza um certo nível de dependência das máquinas – nem que seja apenas de uma simples caixa registadora. E como pode fazer uma checklist dos seus equipamentos? Faça assim para cada um:

  1. Fabricante
  2. Modelo
  3. Limpeza e pintura
  4. Estado
  5. Ligações
  6. Falhas
  7. Solução
  8. Peças
  9. Fotos
  10. Documentação

Assim pode perceber que equipamentos precisam de intervenção, que intervenção será essa e se será preciso contratar um técnico. Não se esqueça de juntar a documentação ao processo, até porque há equipamentos que ainda podem estar em período de garantia. Haverá seguramente equipamentos cuja manutenção será mais fácil de fazer do que outros, que por sua vez precisarão da intervenção de um técnico qualificado. 

Depois de verificar os equipamentos, deve ver o estado das instalações em geral e ao pormenor. Há algo que precisa de ser arranjado? A sua casa de banho está operacional para os seus clientes ou precisará dos serviços de uma empresa de desentupimentos? Deve equacionar uma pintura?

Importante será também rever a funcionalidade do seu espaço, para o poder otimizar até ao mais ínfimo pormenor. Por exemplo, esta pode ser uma boa altura para confirmar se o chão do seu espaço oferece as condições que realmente precisa ou é apenas um “chão bonito”. Em todo o caso, para obras deste género, precisará sempre do aval do senhorio. 

Outro ponto importante é a iluminação. Uma boa iluminação pode ter um impacto na valorização do espaço, tornando-o mais amplo à vista. Uma iluminação cuidada é também sinónimo de eficiência – e menos gastos para a sua empresa. 

A decoração é o último – mas não o menos importante – dos detalhes a ter em conta antes de reabrir a sua loja ao público. Pense não apenas em peças bonitas, mas também naquelas que facilitam a limpeza. É claro que o estilo importa. 

Em suma, reunimos aqui uma série de conselhos para que possa voltar ao mercado em breve e a todo o gás. Lembramos que nesta altura deve ter particular atenção às recomendações das autoridades de saúde no que diz respeito às regras e à lotação do espaço. 

O contexto é desafiante, mas estamos convictos que uma boa preparação para os tempos vindouros será meio caminho andado para que o seu negócio ultrapasse o maior desafio da sua vida. Lembre-se que a manutenção é estratégica.

, Campeonato da Europa Sub-21 começa hoje e é transmitido na RTP Desporto

Campeonato da Europa Sub-21 começa hoje e é transmitido na RTP Desporto

, Black Widow e Cruela deverão estrear no Disney+ e nos cinemas em simultâneo

Black Widow e Cruela deverão estrear no Disney+ e nos cinemas em simultâneo