As portas da “Escola do Hard Rock” reabrem em Setembro, com o objetivo de dar a conhecer a história do rock e da evolução da música nos últimos anos. Após o sucesso da edição anterior, com mais de 600 mini Rockers certificados na disciplina de Rock ‘n’ Roll, o Hard Rock Café Lisboa pretende dar a conhecer aos mais jovens a música de nomes importantes como os Beatles, Rolling Stones, Queen, Elvis Presley ou Michael Jackson.
O Hard Rock Cafe Lisboa irá transformar o próximo ano letivo numa verdadeira experiência de Rock Star com a nova edição do seu programa educativo “Escola do Hard Rock”. O principal objetivo é dar a conhecer a história do rock e da evolução da música nos últimos anos. O programa é dedicado a escolas e grupos, mediante pré marcação.
Ver esta publicação no Instagram
Esta atividade decorrerá no restaurante mais emblemático da música e é direccionada aos alunos de todos os níveis de ensino. Com aulas dadas em português ou em inglês, esta experiência promete uma viagem entusiasmante de aproximadamente 2 horas, divididas em duas partes, que se enchem de histórias, curiosidades acerca de inúmeras estrelas musicais, vídeos e visita pela Memorabilia exposta no restaurante.
A aula em que tivemos o gosto de estar presentes era direccionada a uma faixa etária de adolescentes e pré-adolescentes em que foi explicado, de uma forma resumida, a história e evolução da música desde a década de 20, passando todos os grandes movimentos musicais até à data de hoje. E para enquadrar o surgimento dos movimentos e dos artistas que marcaram cada época, é primeiro explicado o contexto sócio-político da altura e é dada depois a possibilidade de ouvir trechos de músicas marcantes desses artistas.
Na primeira parte da aula os alunos terão a oportunidade de conhecer e aprender a história da marca: desde o primeiro cafe que era um ponto de encontro para inúmeras estrelas de rock, como Eric Clapton, Pete Townshend (The Who), Rolling Stones e The Beatles, até se ter tornado um museu de música com mais de 88.000 peças de memorabilia, doadas por grandes nomes da música nacionais e internacionais e que estão presentes em todo o mundo. Já na segunda parte da aula o enfoque é a história do rock. Aqui será explicada a evolução da música nos últimos anos, com artistas como Elvis Presley, Queen e Madonna. Também serão mencionados eventos sócio-politicos que influenciaram a música e serviram de veículo para uma mensagem, demonstrando sempre a forma como a música une culturas, raças e religiões.
No final da aula, existe a opção de os alunos desfrutarem de uma refeição no restaurante. Existirá também uma opção incluindo apenas a aula. A “Escola do Hard Rock” é ainda concebida para ser compatível com as temáticas lecionadas em sala de aula, assegurando a total pertinência dos seus conteúdos.
Do que vimos, esta é uma boa oportunidade para demonstrar aos mais jovens como a música evolui no século passado, e com isso, aprender mais sobre como o mundo era uns 40, 50 anos antes. Para além de ser uma aula sobre música, também poderá ser interpretada como uma aula de história ou de Inglês (isto caso a aula seja leccionada em Inglês), sendo certamente uma experiência interessante para os mais jovens.
Para mais informações sobre o Hard Rock Cafe e o programa “Escola do Hard Rock” poderá consultar a página dedicada no site oficial do Hard Rock.
Google Notícias
Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!