in

Entenda as regras do setor de criptomoedas e o que são as famosas exchanges

, Entenda as regras do setor de criptomoedas e o que são as famosas exchanges

Recentemente, a adesão à indústria de criptomoedas acabou crescendo de forma muito rápida, com Bitcoins sendo o principal símbolo por trás de toda essa propagação. Esse movimento expansivo do setor teve grande contribuição por parte de empresas que são conhecidas como exchanges ou, em português, corretoras. 

De forma geral, essas empresas são, na verdade, plataformas de troca para criptomoedas. Dentre as maiores empresas desse segmento estão a Binance, a Coinbase e a Huobi. No Brasil há diversas corretoras também, muitas delas com um bom renome no mercado, inclusive. 

A verdade é que o mundo dos criptoativos é descentralizado e aberto, de forma que a negociação também vai acontecer de forma descentralizada. A corretora, basicamente, é apenas um ambiente onde essa negociação vai ocorrer. 

Muitas pessoas estão começando a aprender apenas agora sobre esse mercado, mesmo que ele já exista há mais de 10 anos. A verdade é que não existe a necessidade de uma corretora para você fazer trocas e compras de criptomoedas, entretanto, por conta da falta de conhecimento técnico muitas pessoas acabam fazendo uso desse tipo de empresa.

O papel das corretoras não é diferente do efetuado por uma bolsa de valores, já que ela serve como uma plataforma para conectar computadores e também vendedores. O único diferencial é que dentro dessas empresas apenas criptoativos serão negociados, sendo que você terá acesso a uma ampla diversidade de criptomoedas, tokens e até mesmo NTFs.

Quais são as regras que essas corretoras seguem?

Por mais que em alguns países ao redor do mundo já exista a regulação específica para o setor de cripto, no Brasil isso ainda não é uma realidade, e existe atualmente apenas um número pequeno de normas que deve ser respeitado. Sem dúvida alguma, a principal delas é a norma construída pela Receita Federal.

Essa norma serve para definir o que são os ativos digitais, o que são as corretoras de criptomoedas e também quais são as exigências que elas devem seguir. Algumas das plataformas de negociação criptográfica de confiança são a Coinbase, Bitcoin Profit, Binance e outras. Uma dessas exigências é que elas devem produzir, mensalmente, um relatório onde estão presentes todos os negócios e trocas que foram realizadas, assim como compras de Bitcoin. 

Até o momento, diversos passos foram dados em direção à normalização desse tipo de mercado, principalmente no sentido de especificar o que as corretoras fazem e o que são os criptoativos. De forma geral, nem mesmo os bancos ou o governo conseguiam ter compreensão total sobre essas atividades, o que acabava impedindo que uma classificação correta pudesse ser tributada futuramente.

As corretoras vão ser completamente reguladas?

De forma geral, talvez seja necessário criar leis específicas para regulamentar a compra e venda de ativos digitais dentro do Brasil, já que essa tecnologia acabou evoluindo de forma extremamente rápida, e a legislação não conseguiu acompanhá-la. 

A maioria dos analistas acredita que essa regulamentação poderia até mesmo fortalecer esse setor, já que traria mais segurança para os investidores, principalmente para aqueles que ainda vêem esse setor com bastante desconfiança. 

Os projetos de lei para regulamentar esse mercado ainda estão engatinhando, e nenhum deles entrou em vigência até então, sendo que provavelmente vai levar alguns anos antes de qualquer tipo de legislação ser emitida por parte do governo. Enquanto isso não acontece, a melhor forma de você se proteger é estando bem informado. Para isso, recomendamos que procure por um site que conecte pessoas com exchanges.

Golpes em cripto são um problema?

O crescimento rápido desse setor levantou diversos questionamentos, principalmente sobre a segurança deste tipo de investimento, já que é comum pessoas caírem em golpes e entrarem em esquemas de pirâmides. 

Por mais que notícias sensacionalistas sobre esse tipo de coisa apareçam todos os dias, a verdade é que o processo de lavagem de dinheiro é algo pouco praticado dentro do mercado de criptomoedas, e golpes não são tão frequentes quanto você imagina. 

Por conta de toda a sofisticação tecnológica desse setor, e também pela alta rastreabilidade permitida nas transações, tudo por conta da tecnologia de cadeia de blocos, a prática de qualquer tipo de esquema é muito dificultada. 

O potencial de rastrear os registros das transações acaba afastando diversos tipos de criminosos. Para evitar isso, a melhor forma é estar ciente e fazer escolhas concretas, escolhendo uma boa corretora e estudando sobre como proteger seus ativos.

, Disney+ atualizou grelha de programação com entretenimento para todos

Disney+ atualizou grelha de programação com entretenimento para todos

, Defesas e guarda-redes da Team of the Year de FIFA 22 Ultimate Team já estão disponíveis no jogo

Defesas e guarda-redes da Team of the Year de FIFA 22 Ultimate Team já estão disponíveis no jogo