Dracula – Lucy’s Dream, por Plexus Polaire | Festival Contrapeso
Teatro & Arte | Teatro
Cineteatro
Classificação Etária
Maiores de 14 anos
Promotor
Câmara Municipal de Loulé
Sinopse
Depois dos sucessos mundiais de Chambre Noire e Moby Dick, Yngvild Aspeli escolhe inspirar-se livremente na história de Bram Stoker com particular foco nas mulheres, para a sua adaptação visual do famoso mito de Drácula.
O espectáculo centra-se, assim, na experiência de Lucy – e na sua luta contra o demónio interior encarnado por Drácula, que representa a dominação e dependência de uma força destrutiva. Uma metáfora de controlo, tanto forçado como desejado, sedutor e enganador.
O público embarca numa viagem íntima e psíquica, neste universo fantasmagórico em que Lucy mergulhou e contra o qual luta com todas as suas forças.
Yngvild Aspeli, directora artística da aclamada companhia Plexus Polaire, desenvolve um universo visual que dá vida aos sentimentos mais sombrios, através de marionetes de tamanho humano e a dupla presença do actor-marionetista. Estudou na École Jacques Lecoq, em Paris e na École Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette, em Charleville-Mézières.
Tem tido presença regular em Lisboa, esgotando as duas datas de apresentação Moby Dick, no Teatro Nacional D. Maria II, inseridas no FIMFA LX 21.
Notas Suplementares
FESTIVAL CONTRAPESO
O Festival Contrapeso é uma iniciativa da Mákina de Cena, que teve a sua primeira edição em 2021, com um programa dedicado a solos nacionais de teatro e música, contando com participações da Cia. João Garcia Miguel, Mário Delgado, Carlos Barretto, entre outros. De carácter anual, este festival nasceu pela vontade de equilibrar, de forma pertinente, a lógica programática municipal e regional, tradicionalmente sazonal (época balnear).
No fim do Outono, já saudando o Inverno, queremos contribuir para que Loulé seja igualmente atractivo, com uma oferta artística e cultural independente e diferenciadora, potenciando o desenvolvimento e fixação de diferentes públicos.
Durante quatro dias, no início de Dezembro, propomos uma programação mista de teatro e jazz, pilares do trabalho desenvolvido pela Mákina de Cena, sujeita a diferentes temas em cada edição, com artistas emergentes e, também, consagrados nas suas disciplinas.
O Festival Contrapeso #2 é financiado pela República Portuguesa – Direção Geral das Artes e pelo Município de Loulé, e conta com o apoio da Região de Turismo do Algarve.
Consulte aqui o programa para os quatro dias em PDF.
A MÁKINA DE CENA
Fundada em 2018 por Carolina Santos e Marco Martins, a Mákina de Cena assume-se como uma estrutura artística multidisciplinar, com especial incidência na criação e formação nas áreas do Teatro e da Música (Jazz). Desenvolve a sua actividade e programa, desde 2019, a Casa da Mákina – espaço cultural sediado no centro de Loulé, realizando eventos para toda a comunidade, como o Clube de Leitura Teatral, o MdC Jazz Club, as Oficinas da Mákina e o Festival Contrapeso.
Informações Adicionais
A Fila B do 1.º Balcão e as Filas B e E do 2.º Balcão apresentam visibilidade reduzida.
Preços
Preço único: 8 € (sem descontos aplicáveis)
Sessão
03 dez 2022 21:00
Duração
65 minutos
Abertura Portas
20:00
Intervalo
Sem Intervalo.