in

Dos nomeados às atuações: Prémios Play da Música Portuguesa são entregues hoje

Os Prémios Play da Música Portuguesa 2020 estão marcados para esta quarta-feira, dia 29 de julho, a partir do Coliseu dos Recreios, em Lisboa. O CA Notícias vai estar acompanhar a cerimónia.

play,prémios,música,portuguesa,rtp, Dos nomeados às atuações: Prémios Play da Música Portuguesa são entregues hoje, CA Notícias
RTP

A segunda edição dos Prémios Play da Música Portuguesa acontece esta noite em direto na RTP1, RTP Internacional, RTP África e RTP Play (online). A cerimónia apresentada por por Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves pretende premiar a melhor música consumida em Portugal.

Conteúdo neste artigo ver

A entrega dos prémios irá decorrer no Coliseu dos Recreios, em Lisboa a partir das 21h00. O CA Notícias também vai estar acompanhar a gala.

OS NOMEADOS

Os Capitão Fausto e Slow J reúnem três nomeações cada. A banda liderada por Tomás Wallenstein está nomeada nas categorias Melhor Grupo, Melhor Álbum, com “A Invenção do Dia Claro”, e Canção do Ano, com “Amor, a nossa vida”.

Já Slow J concorre nas categorias de Melhor Artista Masculino, Melhor Álbum, com “You Are Forgiven”, e Canção do Ano, com “Também Sonham”.

Para Melhor Grupo, além dos Capitão Fausto, estão também nomeados Expensive Soul, Mão Morta e The Gift. Na categoria de Melhor Artista Masculino competem ainda, além de Slow J, Diogo Piçarra, Fernando Daniel e Salvador Sobral.

Melhor Artista Masculino é uma das quatro novas categorias criadas este ano. A esta juntam-se Melhor Artista Feminino, Melhor Álbum Jazz e Melhor Álbum Clássica/Erudita. Além disso, foram suprimidas duas categorias: Melhor Artista Internacional e Melhor Canção Internacional.

Para Melhor Álbum, além dos trabalhos de Slow J e dos Capitão Fausto, estão também nomeados “Aqui está-se sossegado”, de Camané e Mário Laginha, que compete ainda na categoria Melhor Álbum Fado, e “#FFFFFF”, de ProfJam.

Na categoria de Canção do Ano competem ainda, além dos temas dos Capitão Fausto e de Slow J, “Bairro”, dos Wet Bed Gang, e “Bússola”, de Nenny.

Nenny está também nomeada ao prémio Artista Revelação, juntamente com Bárbara Tinoco, Murta e Tiago Nacarato. Para Melhor Artista Feminino estão nomeadas Aldina Duarte, Ana Bacalhau, Blaya e Lena D’Água. Aldina Duarte compete ainda na categoria Melhor Álbum Fado, com “Roubados”. Nesta categoria, além de Aldina Duarte e Camané com Mário Laginha, estão nomeados Ricardo Ribeiro, com “Respeitosa Mente”, e Pedro Moutinho, com “Um Fado ao Contrário”.

Ao Prémio Lusofonia concorrem apenas artistas brasileiros: Giulia Be (com “Menina Solta”), Tainá (“Sonhos”), Silva & Ludmilla (“Um Pôr do Sol na Praia”) e Anitta & Kevinho (“Terremoto”).

AS ATUAÇÕES

Estão confirmadas as presenças em palco de quinze artistas e grupos. A produção privilegiou os duetos, alguns deles com conteúdo conhecido do público.

Já outros, como o de Pedro Abrunhosa e ProfJam, são novidade. Em comunicado, a organização nota que estes artistas “criaram uma cumplicidade invulgar”.

A atuar a solo ou enquanto grupo estão já confirmados Lena d’Água, Calema e Capitão Fausto, nomeados para três categorias na noite.

Em duetos, estarão Papillon e Murta; Bárbara Bandeira e Kasha; Camané e Mário Laginha; a fadista Ana Bacalhau e Diogo Piçarra; Fernando Daniel e Tainá; Pedro Abrunhosa e ProfJam.

Devido ao surto pandémico, nesta segunda edição não será possível apresentar as atuações em direto. A organização diz que “serão todas gravadas ao vivo nos dois dias anteriores, para que se cumpram todas as orientações emanadas pela DGS.” Em relação ao público convidado, este será em número abaixo do permitido.

LISTA DE NOMEADOS:

MELHOR GRUPO 
Capitão Fausto
Expensive Soul
Mão Morta
The Gift

VODAFONE CANÇÃO DO ANO
Capitão Fausto – “Amor, a nossa Vida”
Wet Bed Gang – “Bairro”
Nenny – “Bússola”
Slow J com Sara Tavares – “Também Sonhar”

MELHOR ÁLBUM
Camané & Mário Laginha – “Aqui está-se Sossegado”
Capitão Fausto – “A Invenção do Dia Claro”
ProfJam – “#FFFFFF”
Slow J – “You are Forgiven”

MELHOR ARTISTA MASCULINO
Diogo Piçarra
Fernando Daniel
Salvador Sobral
Slow J

MELHOR ARTISTA FEMININA
Aldina Duarte
Ana Bacalhau
Blaya
Lena D’Água

MELHOR ÁLBUM FADO
Camané & Mário Laginha – “Aqui está-se Sossegado”
Matilde Cid – “Puro”
Aldina Duarte – “Roubados”
Pedro Moutinho – “Um fado ao contrário”

PRÉMIO LUSOFONIA
Anitta & Kevinho – “Terremoto”
Giulia Be – “Menina Solta”
Tainé – “Sonhos”
Silva & Ludmilla – “Um pôr do sol na praia”

ARTISTA REVELAÇÃO
Bárbara Tinoco
Murta
Nenny
Tiago Nacarato

MELHOR VIDEOCLIP
António Zambujo – “Catavento da Sé”
Branko, Sango, Cosima, ProfJam – “Hear From You”
Lena D’Água – “Grande Festa”
The Gift – “Verão”

MELHOR MÚSICA CLÁSSICA/ERUDITA
Cupertinos & Luís Toscano – “Manuel Cardoso: Requien, Lamentations, Magnificat & Motets”
Drumming GP/Luís Tinoco – “Archipelago”
Hugo Vasco Reis – “Chamber Music I”
Quarteto Lopes-Graça, Leonor Braga Santos, Irene Lima – “Joly Braga Santos Complete Chamber Music Vol I”

MELHOR ÁLBUM JAZZ
Daniel Bernardes & Drumming GP – “Liturgy of The Birds”
Filipe Raposo – “Øcre”
João Mortágua – “Dentro da Janela”
André Sousa Machado – “Histórias do Jazz em Portugal”

, Candidaturas abertas para a 6ª Edição dos Prémios Playstation Talents em Portugal, CA Notícias

Candidaturas abertas para a 6ª Edição dos Prémios Playstation Talents em Portugal

, Vêm aí a terceira temporada de “How to Sell Drugs Online (Fast)”, CA Notícias

Vêm aí a terceira temporada de “How to Sell Drugs Online (Fast)”