in

Dores nos animais de estimação: como identificar e aliviar

Dores nos animais de estimação: como identificar e aliviar

Os animais de estimação são verdadeiros elementos da família e saber que estes podem estar em sofrimento é algo que incomoda qualquer dono. Assim, saber identificar que o seu companheiro patudo está com dores e conhecer formas de aliviar o sofrimento é fundamental. Venha descobrir como identificar e aliviar as dores no seu animal de estimação.

Vários estudos vieram já demonstrar que ter um animal de estimação é algo bastante positivo na vida de uma pessoa, promovendo a melhoria da qualidade de vida.

O facto é que o ser humano começou, desde cedo, a ter estes animais domésticos e a recebê-los nas suas casas como se fossem pessoas da família.

Seja um cão ou um gato, o facto é que, com o tempo, nos habituamos a conviver com estes animais domésticos, tornando-se difícil imaginar uma vida sem eles.

Igualmente difícil é imaginar que estes companheiros de quatro patas possam estar a sentir dor e não o manifestem de uma forma que compreendamos.

Se para uma pessoa é simples revelar que sente desconforto ou dor, nos animais existe a necessidade de, por via da observação, compreender que existe algo errado.

Venha saber como identificar que o seu companheiro felino ou canino está com dores e como pode ajudá-lo a aliviar esse desconforto.

1. Como identificar que um animal de estimação sente dores?

A expressão de dor nas pessoas costuma manifestar-se verbalmente e, mesmo antes de falar, uma criança recém-nascida já o expressa através do choro.

Nos animais de estimação, a expressão da dor é algo diferente mas não deixa de consistir numa alteração de comportamento que os donos mais atentos notarão com relativa facilidade.

Usualmente, quando o animal sente dor, isto corresponde a uma redução na sua atividade e movimento; a alterações no seu apetite e até mesmo alterações na expressão do olhar. Os cães poderão querer passeios mais curtos ou manifestar mais cansaço durante estes e os gatos começam, muitas vezes, a evitar o caixote da areia, fazendo necessidades noutros locais.

Tudo isto são sinais de alerta que podem indicar que o animal está deprimido ou em sofrimento físico.

2. Como aliviar a dor do animal de estimação?

Todos os donos querem, evidentemente, o que é melhor para os seus companheiros caninos e felinos.

Para amenizar a dor dos animais existem várias ações possíveis. Para começar, pode optar pelos produtos de CBD para animais de estimação, sendo que estes são naturais e seguros, embora a dosagem deva ser definida cautelosamente e a toma deva começar por doses mais pequenas e aumentar até encontrar a quantidade ideal para o animal e para o seu peso.

Além disto, uma rotina regular de visitas ao veterinário é também importante para garantir que tudo se encontra dentro da normalidade ou para que o médico possa receitar medicação para o problema que está a causar o desconforto.

No caso da depressão dos animais, dar muito carinho também poderá ajudar a aliviar o mal-estar do seu companheiro.

Volvo XC40

Volvo XC40 eleito o mais fiável no Reino Unido

Do concorrente homofóbico ao viciado em "Inspector Max": estreia do novo "Big Brother" entre os temas mais comentados no Twitter | CA Notícias

Do concorrente homofóbico ao viciado em “Inspector Max”: estreia do novo “Big Brother” entre os temas mais comentados no Twitter