in ,

Doclisboa começa dia 19 de outubro

Doclisboa começa dia 19 de outubro

A competição internacional de filmes dedicada ao cinema documental decorrerá entre 19 e 29 de outubro, onde apresenta um total de 231 filmes oriundos de 44 países.

Segundo os diretores Cíntia Gil e Davide Oberto para o jornal Observador, a programação da décima sétima edição apresenta uma diversidade que reflete os olhares e idades dos realizadores, com filmes que variam entre o real, o pessoal e o político.

 

O Festival é estaca-se nesta competição o filme “Espadim”, obra de Diogo Pereira, e de “Diário das beiras” de João Canijo e Anabela Moreira, “uma espécie de segunda parte” de “Portugal – Um dia de cada vez”, que se estreou em 2015 no Doclisboa.

O programa ainda incide sobre Sharon Lockhart na secção “Riscos”, onde a artista norte-americana apresentará o filme “Rudzienko”, onde conta ainda com uma exposição na seção ”Passagens”, em exposição no Museu Berardo de 10 a 14 de janeiro, com a curadoria de Pedro Lapa sobre os direitos das crianças, inspirada na vida e obra do pediatra polaco Janusz Korczak.

Na secção “Da Terra à Lua” há ainda a participação de dois filmes portugueses, m de Anabela Moreira “A Mim” e outro de Edmundo Cordeiro “Todas as cartas de Rimbaud”.  Nesta secção contamos com “Risk”, um documentário gravado ao longo de seis anos que retrata o fundador de Wikileaks, Julien Assange, realizado por Laura Poitras, realizadora que ganhou o óscar com o documentário “Citizenfour” sobre Edward Snowden.

Nesta edição, foi criado um novo prémio com a Fundação Inatel intitulado “Prática Tradição e Património”, para o conjunto de dez filmes de temática associada a práticas e tradições culturais e ao património imaterial da humanidade.

Há também um espaço dedicado à música, entre outros,  na secção Heart Beat irá apresentar filmes dedicados a Grace Jones (Bloodlight And Bami, de Sophie Fiennes), Marianne Faithfull (Faithfull, de Sandrine Bonnaire) e Whitney Houston (Whitney: Can I Be Me, de Nick Broomfield), com destaque também para The Inertia Variations (sobre Matt Johnson, dos The The) e para If I Think Of Germany At Night (com Ricardo Villalobos e Roman Flügel).

O Doclisboa decorrerá em várias salas de cinema e terá festas diárias no Bar A Barraca.

Os bilhetes já estão disponíveis e pode consultar toda a programação do festival no site oficial.

CA Notícias | Entretenimento, desporto, tecnologia e lifestyle

Qual o seu prognóstico para o Belenenses vs Vitória de Guimarães?

CA Notícias | Entretenimento, desporto, tecnologia e lifestyle

Sporting CP x FC Porto: onzes oficiais