“Diamantino” estreia esta semana nos cinemas portugueses

Vencedor do Grande Prémio da 57ª Semana da Crítica no Festival de Cannes de 2018, a comédia ‘Diamantino’, a primeira longa-metragem realizada por Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt e protagonizada por Carloto Cotta, estreia nos cinemas esta semana, a 4 de abril.

O filme acompanha a história de Diamantino (Carloto Cotta), uma superestrela do futebol mundial, cuja carreira cai em desgraça. À procura de um novo objetivo para a sua vida, Diamantino entra numa odisseia delirante, que envolve neofascismo, crise dos refugiados, modificação genética e a busca pela origem da genialidade.

Os atores Cleo Tavares, Anabela Moreira, Margarida Moreira, Carla Maciel, Filipe Vargas, Joana Barrios e Maria Leite fazem também parte do elenco de ‘Diamantino’ que conta com uma participação especial de Manuela Moura Guedes.

 

Coproduzido entre Portugal, Brasil e França, ‘Diamantino’ já teve estreia comercial em França e no Brasil e foi exibido em mais de 60 festivais internacionais, com destaque para os European Film Awards,(filme selecionado) Toronto International Film Festival (sessão de encerramento, Sarajevo Film FestivalNew York Film FestivalBritish Film FestivalViennale, entre outros.

Queríamos fazer um filme surpreendente e engraçado sobre uma série de questões contemporâneas. (…). Ancorámos essa cacofonia frenética no género clássico de comédia romântica, com uma personagem principal que amamos e cuidamos. Também queríamos que esta personagem fosse um ícone universal inquestionável – e foi aí que tivemos a ideia de fazer um filme sobre uma superestrela de futebol portuguesa“, explica o realizador Gabriel Abrantes sobre esta sua primeira longa-metragem, corealizada pelo norte-americano Daniel Schmidt.

 

Sinopse
Diamantino, a maior estrela de futebol do mundo, perde o seu toque especial e a sua carreira acaba em desgraça. À procura de um novo objetivo para a sua vida, o ídolo internacional começa uma odisseia delirante, que mistura neofascismo, a crise dos refugiados, modificação genética e a busca pela origem da genialidade.

 

Ficha técnica e artística 
REALIZAÇÃO: Gabriel Abrantes, Daniel Schmidt
PRODUÇÃO: Maria João Mayer, Justin Taurand, Daniel van Hoogstraten
CENÁRIO: Gabriel Abrantes, Daniel Schmidt
IMAGEM: Charles Ackley Anderson
MONTAGEM: Raphaëlle Martin-Holger, Gabriel Abrantes, Daniel Schmidt
SOM: Olivier Blanc, Daniel Turini, Fernando Henna, Benjamin Viau
DÉCORS: Bruno Duarte MÚSICA: Ulysse Klotz, Adriana Holtz
COM: Carloto Cotta, Cleo Tavares, Anabela Moreira, Margarida Moreira, Carla Maciel, Filipe Vargas, Manuela Moura Guedes, Joana Barrios, Maria Leite