in

Desporto-Rei ou Desporto-Rainha? O Hexa de ouro em “salto-alto”!

marta, Desporto-Rei ou Desporto-Rainha? O Hexa de ouro em “salto-alto”!

Todo o mundo conhece Neymar, Platini, Eusébio, Ronaldo, Maradona, Zidame ou Péle entre muitos outros. Os seus feitos nos relvados fascinaram fãs por todo o mundo. Mas quem mais bolas-de-ouro venceu? No desporto rei os homens marcam golos mas, ela “Racha-Bola” e soma pontos numa aposta que tem sido sempre ganhadora. Ganhe também com a mundi fortuna casa de apostas.


Marta Vieira da Silva Veiga, tem 32 anos. Conhecida como “Péle de Saias”, venceu no passado dia 24 de Setembro mais uma bola de ouro, totalizando seis (6) e retirando o lugar cimeiro a Cristiano Ronaldo e Lionel Messi no palco dos melhores da FIFA.

Este “Péle de Saias” como lhe chamam, foi a primeira e única mulher a figurar na calçada da fama no Maracanã. Jogava de pé descalço no asfalto ou pelados com plástico enrrolados como se fossem uma bola, em Dois Riachos – pequena cidade com cerca de 12 mil habitantes – em Alagoas no cerrado do Nordeste brasileiro. Foi criada pela mãe Dona Tereza Vieira de Sá pois, o pai a abandonou assim como a mãe e quatro irmãos quando Marta apenas tinha completado um ano de idade.

Marta, recorda que há época era dificil jogar. A integração nas equipas era um pouco mais fácil entre os primos e irmãos mas com outros meninos tinha que brigar e conquistar seu lugar a toda a hora. Era preciso se superar e mostrar que jogava bem, muito bem, e se possivel melhor que os rapazes para lhe concederem lugar no Time de futebol, porque era “anormal”, como diz em entrevista ao museu do futebol no Brasil, e uma vergonha ter uma menina a jogar no time dos rapazes.

A historia demonstra que em 1930 havia no Brasil muitas equipas de futebol feminino mas, o então presidente Gétulio Vargas, achou que o desporto era prejudicial para as mulheres e em 1941 decretou que “as mulheres não podem particar desportos considerados incompatíveis com a sua natureza feminina”. Lei que vigorou até 1979, sete anos antes da bola de ouro feminina, Marta Vieira da Silva Veiga, ter nascido.

Tinha 13 anos quando sozinha apanhou o autocarro para o Rio de Janeiro em busca de seu sonho…jogar futebol profissional. Aos 14 anos já vestia a camisola do cariosa Vasco da Gama – e daí para a selecção brasileira foi um pulo. Em 2003 chamou à atenção dos suécos Umeå IK e rumou à Europa. Joga actualmente no Orlando Pride, dos Estados Unidos onde foi protagonista do hepta campeonato do mundo da América. Com o numero 10 na camiseta verde e amarela garantiu em abril último o lugar do Brasil no Campeonato do Mundo do Futebol Feminino em França – 2019.

Quando Marta superou Pelé

Para trás ficaram as memórias de correr para ver os jogos do “Racha-Bola” – apelido da equipa o CSA de Dois Riachos – à espera que a bola saisse das quatro linhas só para poder tocar numa bola profissional e chutar de volta para o campo. Em 2015 tornou-se a maior jogadora da seleção brasileira com um total de 117 golos marcados, superando os 95 golos marcados pelo Pelé com a camisa da seleção.

Em 2018 Marta Vieira da Silva foi eleita uma das 20 atletas mais importantes do mundo ao lado de apenas outras quatro mulheres e muitos homens.

Foi também a grande vencedora na entrega dos prémios “The Best” da FIFA 2018, numa cerimónia realizada em Londres dia 24 de Setembro onde, pela sexta vez a avançada brasileira conquistou este troféu, se tornando a maior vencedora de sempre, homem ou mulher, do prémio individual do futebol mundial, já que estava empatada com Cristiano Ronaldo e Lionel Messi com cinco bolas de ouro.

, ASTRO BOT Rescue Mission | Trailer de Lançamento | PS VR

ASTRO BOT Rescue Mission | Trailer de Lançamento | PS VR

, A PlayStation apresenta a Continental Cup 2018 | PS4

A PlayStation apresenta a Continental Cup 2018 | PS4