in

Desentupir canos deixou de ser um problema: dicas caseiras para colocar em prática

Problemas de canalização? Temos a solução

, Desentupir canos deixou de ser um problema: dicas caseiras para colocar em prática

Saber desentupidor canos não é das qualidades mais proclamadas no mundo das imensas auto proclamações que se fazem hoje em dia. Contudo, e não sendo particularmente vistosa, é seguramente uma das mais valiosas skills que se pode ter quando se fala de lides domésticas.


Afinal de contas, quem é que nunca se deparou com um entupimento na pior altura possível e imaginária? Já todos tivemos histórias de grandes epopeias do tipo David contra Golias com canos entupidos e que geralmente acabam com a derrota de David e a intervenção do “Sr. João” ou –melhor – de especialistas em desentupimentos como os da Desentop24horas ou outras empresas semelhantes. Mas sejamos otimistas. Não é impossível aprender uma dicas caseiras e lidar com a situação sem chegar ao extremo. Partilhamos algumas.

Na casa de banho

Sabemos que é dos espaços na casa onde há maiores probabilidades de entupimento de canos. Tanto na banheira, como na sanita. O ralo de um chuveiro ou de uma banheira é propenso à acumulação de sujidade como pelos e cabelos que entopem o cano e impedem a água de escorrer devidamente. Uma solução para um entupimento na banheira é verter no ralo 2 a 3 colheres de sopa de sal, ½ copo de bicarbonato de sódio e 1 copo de vinagre. Depois, é esperar meia-hora e finalizar o processo com água a ferver.

Quanto à sanita, os melhores desentupimentos fazem-se despejando um balde de água cheio para que o seu peso e volume libertem o cano entupido. Ou através de um desentupidor de borracha. Falemos mais deste bom e velho instrumento amigo dos desentupimentos caseiros. Funciona com um sistema de sucção. Basta pressionar com força o cabo para que o movimento da água, oscilando para baixo e para cima, remova os resíduos. Para que funcione bem, deve haver água no ralo.

Na cozinha

Se o entupimento for no lava-loiças, pode voltar a usar o bom e velho desentupidor de borracha. Contudo, caso o problema advenha de gordura acumulada, verta 1 chávena de sal e 1 de bicarbonato de sódio no ralo. Finalize com um 1 litro de água bem a ferver. Na cozinha pode também usar outra solução mágica: ¼ de chávena de detergente da loiça seguida de água a ferver. A este último método pode acrescentar um pequeno truque, despejando no ralo 2 colheres de sopa de fermento em pó. A efervescência vai ajudar a desentupir o cano. Uma solução mais trabalhosa e engenhosa é remover o sifão e fazer a limpeza no cano propriamente dito. Nesse caso, deve usar um balde para que a água escorra sem grandes incidentes. 

Um milagre caseiro: sal, bicarbonato de sódio e vinagre

Quando misturados, estes três ingredientes provocam uma reação química que destrói restos de alimentos, pelos e cabelos. Deite-os e deixe atuar durante 30 minutos. Depois, despeje água quente que ajudará a limpar a canalização. Outra boa notícia sobre esta solução é o fato de ser biodegradável. 

Calcário, um problema

Sabia que o calcário contribui para entupir canos? Em certas regiões, como o Algarve, a água traz mais sedimentos de calcário do que o normal – e que se vão acumulando nos canos. Para esses casos, deve usar-se bicarbonato de sódio e vinagre branco. Depois de deixar o cano tapado durante meia-hora, deve-se despejar água a ferver. 

Coca-cola e soda cáustica: dois mitos a desconstruir

Dizem as fábulas da internet que a Coca-cola ajuda a desentupir canos, uma teoria sem qualquer aderência à realidade. A verdade é que este refrigerante pode saciar gostos, mas não realiza desentupimentos. Não tem efeito em gorduras, pelos e outros detritos – pelo menos não mais do que água quente.

Também a soda cáustica é muito evocada nos artigos sobre desentupimentos. É certo que é eficaz com materiais orgânicos, mas é um produto bastante tóxico quando dissolvido na água e que reage a outros ácidos. Por exemplo, ao ser usada em sedimentos como o calcário não terá qualquer efeito. Lembre-se ainda que pode usar desentupidores químicos, mas estes produtos devem ser usados com cautela e ser manuseados com proteção. 

Lembramos ainda que estes métodos são para entupimentos ligeiros. Se achar que está perante um entupimento grave na sua canalização, jogue pelo seguro, não se aventura para além das suas competências e contacte os especialistas em desentupimentos. É que este é um daqueles problemas que tem que ser resolvido, sob pena de piorar de dia para dia.

, Lotaria Popular | Extração 33.ª – Zodíaco Leão

Lotaria Popular | Extração 33.ª – Zodíaco Leão

, Irmãos de Sangue: Muhammad Ali e Malcolm X | Trailer oficial | Netflix

Irmãos de Sangue: Muhammad Ali e Malcolm X | Trailer oficial | Netflix