in

Cybersquatting | Entenda o que é e como se proteger da pirataria digital

Cybersquatting | Entenda o que é e como se proteger da pirataria digital

Quando lembramos da importância de criar e se manter a presença digital, a primeira coisa que vem nos vem à mente é a criação de um site.

Pensa em alguns nomes de domínios legais, pesquisa para saber se os domínios estão disponíveis, compara os preços e então parte para o registo de domínio.

Caso ainda não tenha o seu, Registe aqui.

No entanto, toda essa facilidade também é um convite para os fraudadores de plantão atuarem criminosamente contra marcas e empresas de todos os tipos e portes.

O golpe funciona da seguinte maneira: o fraudador regista um domínio similar ao original de uma marca (por exemplo, adidass.com, ao invés de adidas.com) e com isso direciona o utilizador para um site de phishing para obter dados de forma ilegal.

Pode parecer inofensivo, mas este tipo de crime é muito utilizado e é conhecido como Cybersquatting. Nunca tinha ouvido falar nisso? Então acompanhe esta publicação e saiba como proteger-se deste tipo de crime virtual.

O que é de facto Cybersquatting?

Este tipo de crime aproveita-se da confusão causada por nomes de domínios parecidos para assim lesar os utilizadores mais desatentos com ações que vão desde o encaminhamento para outras páginas, como o sequestro de dados bancários e pessoais.

Outra aplicação deste tipo de cibercrime está na possibilidade de extorsão ou compra forçada do nome de domínio pela empresa que detém a marca ou nome empresarial.  

Um exemplo clássico é o registo de domínio de uma empresa famosa com uma extensão .br como por exemplo samsung.com.br.

Qualquer utilizador pode registrar o domínio samsung.com ou samsung.net e cobrar um valor estrondoso para revender à empresa detentora da marca.

Basicamente, o golpe gira em torno da obtenção de recursos financeiros de forma ilegal e criminosa, aproveitando-se da ingenuidade ou descuido de utilizadores e empresas.

E Typosquatting? O que é isso?

Esta é uma variação da fraude anterior onde o criminoso se aproveita de pequenos erros propositais de grafia para confundir o usuário final, que na maioria das vezes nem percebe tal descuido.

Num exemplo simples, um cibercriminoso pode registar um domínio santader.com.pt e assim “caçar” os utilizadores mais desatentos apenas com um erro de digitação.

Com esses domínios similares, os responsáveis pelo golpe conseguem roubar informações valiosas como NIF’s e cartões de crédito sem que o utilizdor perceba que está a aceder a um site falso.

Algumas das formas mais comuns de Typosquatting são:

Omissão: quando se omite uma letra do nome de domínio original, como mostramos no exemplo acima (santader.com.br).

TLD incorreto: quando o TLD é substituído por outro similar. Por exemplo, empresa.co ao invés de empresa.com.

Inserção: quando se insere uma letra a mais no domínio original. Por exemplo, emppresa.com ao invés de empresa.com.

Como proteger a sua empresa do Cybersquatting

Empresas de grande porte geralmente possuem conhecimento sobre tais riscos e contam com grandes equipas que tratam de questões relacionadas à marca e segurança digital.

No entanto, pequenas e médias empresas não se dão conta dos riscos que essa prática criminosa pode causar aos seus negócios, indo desde reclamações em sites como o Reclame Aqui como processos judiciais e crises de imagem e reputação.

Sendo assim, logo abaixo elencamos as principais ações para proteger a sua marca e ficar bem longe dos crimes de Cybersquatting. Confira!

Registe os seus domínios

A melhor forma de provar que você é dono de um domínio é registando o mesmo. Todo o processo é rápido, tem um custo baixíssimo e é feito totalmente online.

Por isso, mesmo que ainda não tenha um site da sua empresa ou marca, vale a pena registar o domínio correspondente para evitar problemas como os que mencionamos anteriormente.

Registe os seus domínios com mais de uma extensão

Além de registar um domínio é preciso registá-lo também com outras TLD’s e variações como, por exemplo, .net, .info, etc.

Esta ação já inibe futuros problemas e evita disputas desnecessárias com qualquer pessoa que queira aproveitar-se da sua marca ou empresa.

Esteja sempre atento aos seus domínios e monitorize

Outra dica importante é sempre monitorizar os seus domínios e possíveis variações que levam o nome da sua marca ou empresa.

Se não tem tempo ou não sabe ao certo como proceder, é possível contar com empresas especializadas neste tipo de serviço.

Registe sua marca no INPI

Registar a sua marca é um passo essencial para evitar problemas não só na internet, mas em todos os ambientes de atuação da mesma.

Embora seja um tanto demorado, o registo de marca confere mais autenticidade e previne o uso indevido da sua marca, além de garantir mais segurança jurídica em casos de Cybersquatting.

Conclusão

Os crimes virtuais ganham mais força na mesma medida que a tecnologia avança. Por isso, estar sempre atento e protegido é a melhor forma de se prevenir contra as fraudes na internet.

Por fim, se nunca tinha ouvido falar desses tipos de cibercrimes, vale a pena analisar a segurança digital da sua marca e evitar problemas como o Cybersquatting.

Cybersquatting | Entenda o que é e como se proteger da pirataria digitalGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
The Wall Luxury: inovações digitais Samsung apresentadas na InfoComm 2019

The Wall Luxury: inovações digitais Samsung apresentadas na InfoComm 2019

Mini-Mech Mayhem, Vacation Simulator e Luna chegam ao PlayStation VR

Mini-Mech Mayhem, Vacation Simulator e Luna chegam ao PlayStation VR