Threads do Instagram: a aplicação com o crescimento mais rápido de sempre?
A Meta ainda não divulgou números oficiais para o Threads, mas há relatos sobre o número de inscrições de utilizadores desde o lançamento da aplicação. Segundo dados internos partilhados pela Meta com Alex Heath do The Verge, o Threads ultrapassou 48 milhões de inscrições de utilizadores. Posteriormente, um utilizador do Threads, Joe Scannell, divulgou que o aplicativo ultrapassou 50 milhões de utilizadores. Estes não são números oficiais, mas não seria surpreendente se fossem, e espera-se que o número aumente ainda mais.
Atualização do Threads por Adam Mosseri, chefe do Instagram
Adam Mosseri, chefe do Instagram, partilhou uma pequena atualização sobre como o Threads está a progredir até agora.
“As coisas têm sido agitadas nos bastidores esta semana, a maior parte da equipe do Threads está focada em manter o aplicativo funcionando e corrigindo todos os bugs que estamos encontrando. Parece um pouco com o que trabalhar nesta empresa parecia há 10 anos, todos estão arregaçando as mangas, se esforçando e tentando ajudar da melhor maneira possível. Não esperávamos que dezenas de milhões de pessoas se inscrevessem em menos de um dia, mas apoiar isso é a definição de um problema de champagne”, postou Mosseri no seu canal do Instagram.
O Instagram incorporou uma maneira muito inteligente e conveniente para as pessoas se juntarem ao Threads. Você faz login com sua conta do Instagram e pode importar todos os dados existentes, incluindo as pessoas que você segue, bio e crachá verificado para o Threads. Portanto, o aplicativo já tem alguma familiaridade, mesmo sendo novo. É também o mais próximo do Twitter em termos de popularidade em comparação com rivais anteriores. Há também uma maneira astuta, mas cruel, de reter a base de utilizadores, pois só pode apagar a sua conta do Threads apagando a sua conta do Instagram. No entanto, você ainda pode desativá-la.
Threads do Instagram vs Twitter
O Twitter está definitivamente sentindo a pressão do seu novo concorrente e até planeia processar a Meta por causa do Threads. De acordo com um relatório do Semafor, Alex Spiro, um advogado do Twitter, enviou uma carta ao CEO da Meta, Mark Zuckerberg. Na carta, o Twitter acusa a Meta de acessar os “segredos comerciais e outras informações altamente confidenciais” da empresa. Alega ainda que a Meta contratou “dezenas de funcionários do Twitter” para usar deliberadamente o seu conhecimento do Twitter para criar este aplicativo “imitação”.
Vale a pena notar que, depois que Musk assumiu o Twitter, ele demitiu muitos funcionários. A Meta, no entanto, nega ter qualquer ex-funcionário do Twitter a trabalhar no aplicativo Threads, acrescentou o relatório. Musk também tem sido vocal, respondendo a tweets sobre o Threads, e num deles diz: “Competição é bom, trapaça não é”.
O Twitter planeia tomar medidas legais contra a Meta, o que deverá ser interessante. Mas por enquanto, parece que a Meta está a desfrutar de toda a atenção do seu novo clone do Twitter.