O Continente, uma das maiores redes de supermercados de Portugal, tem como objetivo fornecer opções alimentares mais saudáveis para seus clientes. Nos últimos três anos, a rede implementou planos de otimização nutricional em mais de 538 produtos de marca própria, o que resultou na redução anual de 860 toneladas de açúcar e 120 toneladas de sal. Ainda, 92 produtos tiveram o óleo de palma eliminado.
Essas mudanças foram feitas levando em conta a delicadeza dos hábitos alimentares das pessoas, a fim de evitar que o cliente perceba a alteração no sabor dos alimentos. Por exemplo, nas leguminosas em conserva, que normalmente são usadas em várias receitas, agora há um baixo teor de sal, não mais que 0,3g por 100g do produto.
Os produtos Continente que passaram por esses ajustes são, principalmente, iogurtes, cereais matinais, bolachas, refrigerantes, batatas fritas, polpas de tomate e sopas para viagem. As mudanças foram introduzidas gradualmente, como no açúcar dos iogurtes líquidos e no sal das sopas para viagem, para que a diferença no sabor não fosse muito perceptível. No caso das polpas de tomate, todo o sal adicionado foi eliminado.
Além disso, foram identificados ingredientes que podem ter um impacto negativo na saúde dos clientes – pelo consumo repetitivo ou excessivo – como intensificadores de sabor, gorduras hidrogenadas e vários aditivos. Assim, o Continente está trabalhando na minimização ou na eliminação desses ingredientes, sempre que possível.
O Continente também apresenta, na frente das embalagens, um Semáforo Nutricional que indica informações simplificadas sobre nutrientes que, em excesso, podem ser prejudiciais à saúde. Usando um código de cores, o semáforo apresenta a concentração de açúcar, sal, gorduras e gorduras saturadas (verde – baixo, amarelo – moderado e vermelho – alto). Uma dica importante para escolhas equilibradas é optar por alimentos com mais cores verdes e amarelas e menos com “sinais vermelhos”.
Além disso, a marca Continente Equilíbrio continua a crescer e agora inclui produtos específicos para a alimentação infantil, como iogurtes, sucos e cereais, para facilitar os lanches das crianças. A marca Continente do Bebé também oferece opções de alimentação mais saudável para os primeiros 1.000 dias de vida. A rede está sempre atenta às necessidades dos consumidores, então novidades continuarão a surgir.
O Continente tem se dedicado a fornecer opções melhores e existe um esforço consciente para incentivar escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Essas mudanças positivas contribuem para melhorar a qualidade de vida dos clientes e ainda impactam positivamente o meio ambiente.