CONSTELAÇÃO BRAHMS #5
Música & Festivais | Clássica
Ciclo
Classificação Etária
A classificar pela CCE
Bilhete Pago
Todas as Idades
Promotor
Câmara Municipal do Porto
Breve Introdução
O Museu da Cidade apresenta um ciclo de recitais dedicado à música de câmara mais significativa de Johannes Brahms, autor alemão canónico da Época Romântica, e uma possível constelação de compositores próximos da sua obra.
Na Extensão do Romantismo, sob direção artística do Maestro Osvaldo Ferreira, músicos da Orquestra Filarmónica Portuguesa apresentarão todos os sábados de outubro, às 17h30, um recital dedicado à obra e influência de Brahms. O ponto de partida do ciclo assinala o Dia Mundial da Música, culminando o seu encerramento no último domingo de outubro, no terreiro da Extensão do Romantismo com um concerto de orquestra de entrada gratuita.
Mais de uma dezena de músicos interpretarão um repertório eclético, testemunho do estilo e poética diferenciadora do autor, em estreito diálogo com criações de outros compositores que marcaram o espírito romântico da sua época.
Sinopse
No último sábado de outubro, o ciclo “Constelação Brahms” do Museu da Cidade – Extensão do Romantismo apresentará obras de Johannes Brahms e Francis Poulenc. Esta tarde será ainda assinalada pela interpretação de peças do jovem compositor português, Pedro Emanuel Pereira.
A “Sonata para Clarinete de Brahms op. 120 nº 2”, escrita pelo compositor em 1894, foi dedicada ao clarinetista Richard Mühlfeld, surgindo num período tardio do seu percurso aquando da descoberta da singularidade do timbre do clarinete. Considerada como uma das maiores obras-primas do repertório do clarinete, foi uma das duas últimas obras de música de câmara produzidas pelo compositor antes da sua morte. Curiosamente, a Sonata para Clarinete e Piano de Poulenc, também foi uma das últimas obras completadas e dedicada à memória do compositor Arthur Honegger que, tal como Poulenc, pertenceu ao grupo dos Seis. Estas obras serão interpretadas por dois talentosos jovens portugueses: Carlos Ferreira (clarinete) e Pedro Emanuel Pereira (piano).
Interpretação
CLARINETE E PIANO
JOHANNES BRAHMS (1833-1897)
Sonata nº 2 para clarinete e piano em mi bemol maior, Op. 120 nº 2
I. Allegro amabile
II. Allegro apassionato
III. Andante con motto – Allegro
FRANCIS POULENC (1899-1963)
Sonata para clarinete e piano em si bemol, FP 184
I. Allegro tristamente
II. Romanza
III. Allegro con fuoco
PEDRO EMANUEL PEREIRA (1990)
Suite “Aonde a Terra Acaba” Op. 11, para piano solo
I. Preludium
II. Coral “Anjo de luto”
III. Postludium “Malhão”
PEDRO EMANUEL PEREIRA (1990)
Suite “Duas Igrejas”, Op. 7, para clarinete e piano
I. Preludium
II. Fado
III. Interludium
IV. Postludium
Carlos Ferreira: clarinete
Pedro Emanuel Pereira: piano
Informações Adicionais
Endereço:
Rua de Entre Quintas, 220
4050-240 Porto
Autocarro/BUS:
200, 201, 207, 208, 300, 301, 302, 303, 501, 507, 601, 602, 801
Estacionamento:
Palácio de Cristal
Preços
- Entrada – 4€
Descontos
- Cartão Bibliotecas
- Cartão Porto
- Colaboradores MP
- Estudantes
Sessão
29 out 2022 17:30
Duração
60 minutos
Abertura Portas
17:30