in

Concerto Promenade – O Rei Diverte-se, pela Orquestra do Algarve

Concerto Promenade – O Rei Diverte-se, pela Orquestra do Algarve

Concerto Promenade – O Rei Diverte-se, pela Orquestra do Algarve

Música & Festivais | Clássica


Cineteatro Louletano

Cineteatro

Classificação Etária

Maiores de 6 anos

Promotor

Câmara Municipal de Loulé

Sinopse

Neste concerto são convocados três mestres da ópera francesa. Sem recorrer à música lírica, e somente através da expressão instrumental, as suas partituras animam a fantasia de histórias de marionetas e do tempo dos reis e dos cavaleiros andantes.
Nos Concertos Promenade a Orquestra do Algarve apresenta-se na sua formação principal. No entanto, existem uma série de características que os tornam bastante diferentes dos concertos orquestrais, como a apresentação de um narrador/intérprete que descreve de forma divertida, atrativa e dinâmica a música do concerto, e também a presença de imagens/ ilustrações projetadas na sala.

Notas Suplementares

Orquestra do Algarve
Fundada em 2002, a Orquestra do Algarve tem sido desde sempre orientada pela exigência da mais elevada qualidade artística. Tem como principais objetivos promover e divulgar a música erudita em todas as camadas sociais, não só contribuindo para elevar o nível cultural da população a quem se dirige, como também desenvolver uma ação pedagógica junto das camadas mais jovens, procurando enriquecer e diversificar a oferta cultural e turística na região do Algarve.
Composta por músicos de cerca de catorze nacionalidades, selecionados em concurso público internacional, a Orquestra conta, atualmente, com Martim Sousa Tavares na sua equipa artística como Maestro Titular.
De realçar também que em 2019 deu início a um novo projeto, o Coro Comunitário, com a principal missão de interpretar repertório coral sinfónico, alargando assim a programação musical da orquestra. Este projeto conta com a coordenação do barítono Rui Baeta.  
Saiba mais em www.orquestradoalgarve.com.

Martim Sousa Tavares
Martim Sousa Tavares é natural de Lisboa, onde nasceu em 1991.
Formado em Ciências Musicais e Direcção de Orquestra entre Lisboa, Milão e Chicago, cumpriu este percurso com honras académicas e bolsas Fulbright e Eckstein Foundation.
Funda em 2014 em Brescia a Orchestra di Maggio, seguindo-se em 2019 a Orquestra Sem Fronteiras, com sede em Idanha-a-Nova e que se apresentou em mais de 100 localidades entre Portugal, Espanha e Brasil, tendo vencido em 2022 o Prémio Carlos Magno para a Juventude, do Parlamento Europeu e o prémio de música da Mirpuri Foundation.
É maestro titular da Orquestra do Algarve desde janeiro de 2023 e a sua atividade recente inclui concertos com a Orquestra da Rádio Nacional da Roménia, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra do Norte.
Desenvolve uma atividade intensa no âmbito da comunicação cultural, tendo assinado mais de 150 programas na RTP2, RTP Palco e Antena 2. No jornal Observador mantém uma newsletter e um podcast semanal: o mais ouvido em Portugal no domínio da música.
Colabora regularmente com o teatro e, enquanto autor, destacam-se a música para Vita & Virginia, apresentado no Teatro São Luiz em 2021, a ópera infantil O Anel do Unicórnio, estreada em 2021 e apresentada em sete cidades, e Uma Outra Bela Adormecida, a partir do conto de Agustina Bessa-Luís, numa coprodução do Teatro Nacional de São João, Lu.Ca – Teatro Luís de Camões, Cineteatro Louletano e Centro Cultural Raiano estreada em Janeiro de 2023.
No ramo da direção artística, concebeu A Boca do Lobo, um ciclo de música clássica no Lux-Frágil, assumiu a coordenação do programa cultural da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027 e é o atual diretor do Festival de Sintra.

Henrique Constância
Henrique Constância nasceu em 1997, na ilha de São Miguel, Açores, onde iniciou os seus estudos musicais. Estudou violoncelo na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe de Paulo Gaio Lima, e mais tarde no Conservatório de Amsterdão com Gideon den Herder. Como violoncelista, integrou grupos de música  como Sphere Quartet, Bruma Ensemble e Os Músicos do Tejo. É membro fundador do Mankes Piano Quartet, com o qual se apresenta regularmente em palcos nacionais, nos Países Baixos e nos E.U.A.
A sua formação em direção de orquestra passa pelo Conservatório de Amesterdão e pela Italian Conducting Academy, em Milão, com mentoria de maestros como Ed Spanjaard, Antony Hermus e Gilberto Serembe. Como maestro assistente da Orquestra de Câmara Portuguesa e Jovem Orquestra Portuguesa, teve a oportunidade de se apresentar em palco em vários pontos do país. Ao comando da JOP, dirigiu a estreia nacional de “Between Trees” (2021), da compositora norueguesa Kristine Tjøgersen, e subiu ao palco da Konzerthaus de Berlim no festival Young Euro Classic (2022).
É Coordenador Artístico e Pedagógico do Festival e Academia Cidnay International Masterclass Series, com sede em Santo Tirso, e que conta com a participação de aclamados músicos nacionais e internacionais.

Programa / Cartaz

JULES MASSENET (1842-1912)
“Le Roman d’Arlequin”

CHARLES GOUNOUD (1818-1893)
“Marcha fúnebre para uma Marioneta”

LÉO DELIBES (1836-1891)
“Le Roi s’amuse”

Informações Adicionais

A Fila B do 1.º Balcão e as Filas B e E do 2.º Balcão apresentam visibilidade reduzida.

Preços

Preço único: 3 € (sem descontos aplicáveis)

Sessão

17 mar 2024 11:30

Duração

70 minutos

Abertura Portas

10:30

Intervalo

Sem Intervalo.

Morada

Avenida José da Costa Mealha
8100-501 Loulé

Direcções para Cineteatro Louletano

Comprar Bilhete

Concerto Promenade – O Rei Diverte-se, pela Orquestra do Algarve

Concerto Promenade – O Rei Diverte-se, pela Orquestra do AlgarveGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
LEGO abre loja nos Armazéns do Chiado na Primavera

LEGO abre loja nos Armazéns do Chiado na Primavera

The Last of Us Parte II Remastered já está disponível na PS5

The Last of Us Parte II Remastered já está disponível na PS5