in

Concerto Promenade – Música para Reis e Rainhas | OCS

Concerto Promenade – Música para Reis e Rainhas | OCS

Concerto Promenade – Música para Reis e Rainhas | OCS

Música & Festivais | Concerto


Cineteatro Louletano

Cineteatro

Classificação Etária

Maiores de 3 anos

Promotor

Câmara Municipal de Loulé

Sinopse

Sabia que o rei Jorge II, em Inglaterra, tinha um compositor na sua corte cuja função era escrever música para todos os seus aniversários e para cada Ano Novo?
Isto faz-nos pensar: Que música ouviam os reis e rainhas de antigamente? Olhamos para a coroa inglesa, uma das monarquias mais antigas do mundo, num exercício que revisita algumas das mais importantes e amadas composições de toda a história, escritas especificamente para serem ouvidas pelos reis do seu tempo, como a famosa Música Aquática de Handel, ou as variações de Beethoven sobre a melodia God save the King.

Ficha Artística

Interpretação: Orquestra Clássica do Sul
Maestro Convidado: Henrique Constância
Anfitrião: Rui Baeta

Notas Suplementares

Henrique Constância | Maestro
Henrique Constância nasceu em 1997, na ilha de São Miguel, Açores, onde iniciou os seus estudos musicais. Estudou violoncelo na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe de Paulo Gaio Lima, e mais tarde no Conservatório de Amesterdão com Gideon den Herder. Como violoncelista, integrou grupos de música como Sphere Quartet, Bruma Ensemble e Os Músicos do Tejo. É membro fundador do Mankes Piano Quartet, com o qual se apresenta regularmente em palcos nacionais, nos Países Baixos e nos E.U.A. 
A sua formação em direção de orquestra passa pelo Conservatório de Amesterdão e pela Italian Conducting Academy, em Milão, com mentoria de maestros como Ed Spanjaard, Antony Hermus e Gilberto Serembe. Como maestro assistente da Orquestra de Câmara Portuguesa e Jovem Orquestra Portuguesa, teve a oportunidade de se apresentar em palco em vários pontos do país. Ao comando da JOP, dirigiu a estreia nacional de “Between Trees” (2021), da compositora norueguesa Kristine Tjøgersen, e subiu ao palco da Konzerthaus de Berlim no festival Young Euro Classic (2022).
É Coordenador Artístico e Pedagógico do Festival e Academia Cidnay International Masterclass Series, com sede em Santo Tirso, e que conta com a participação de aclamados músicos nacionais e internacionais.

Rui Baeta | Barítono
Rui Baeta, barítono, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina e posteriormente no Conservatório Nacional, em Lisboa. É diplomado em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa e obteve o Título de Especialista pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Desenvolveu o seu aperfeiçoamento artístico na Mozarteum Salzburg, Áustria, Fondation Hindemith, Suíça, e Academie Francis Poulenc, França. Com o pianista Paulo Pacheco vence o Primeiro Prémio Jovens Músicos – Música de Câmara Nível Superior.  Aos 18 anos de idade ingressa no Coro da Fundação Calouste Gulbenkian onde permanece cerca de 10 anos e inicia a sua carreira como cantor solista. Atualmente Intérprete de um vasto repertório no domínio da ópera, oratória e recital, desenvolve a sua carreira artística nas principais salas do país e no estrangeiro, com orquestras como a Clássica do Algarve, do Norte, das Beiras, Nacional do Porto, Sinfónica Portuguesa, Filarmónica Portuguesa, Camerata de Lyon, Camerata do Concertgebouw, Metropolitana, Fundação Gulbenkian, entre outras.
Para além de diversas gravações realizadas para a Rádio Televisão Portuguesa e os seus variados canais, gravou em CD a Missa Grande de Marcos de Portugal e as óperas: As Variedades de Proteu de António Teixeira, O Regresso da Norma, O Corvo, A Tabacaria, As Flores do Mal de Luís Soldado e O Manifesto Nada, de António de Sousa Dias.
Foi jurado nos programas All Together Now 2021 TVI, Operação Triunfo 2010 RTP, e professor de Voz nos programas Factor X e Ídolos da SIC 2015, para os filmes Variações e Fada do Lar, para jornalistas da CNN Portugal e CMTV, na Act Escola de Actores, na Nicolau Breyner Academia, na Universidade de Évora, na Escola Superior de Teatro e Cinema, na Companhia Olga Roriz, no Teatro Nacional D. Maria II e a ilustres estadistas.
Em 2019, ano em que recebe a Medalha de Ouro da Cidade de Faro, fundou o Coro Comunitário da Orquestra Clássica do Sul do qual é coordenador e preparador vocal. No presente integra a direção artística da Orquestra.

Orquestra Clássica do Sul
Fundada em 2002 como Orquestra do Algarve torna-se Orquestra Clássica do Sul em setembro de 2013. Dotada de uma qualidade artística de excelência, tem como principais objetivos promover e divulgar a música erudita em todas as camadas sociais, não só contribuindo para elevar o nível cultural da população a quem se dirige, como também desenvolver uma ação pedagógica junto das camadas mais jovens, procurando enriquecer e diversificar a oferta cultural e turística na região do Algarve.
Composta por músicos de cerca de catorze nacionalidades, selecionados em concurso público internacional, a Orquestra conta, atualmente, com Martim Sousa Tavares na sua equipa artística como Maestro Titular.
De realçar também que em 2019 deu início a um novo projeto, o Coro Comunitário, com a principal missão de interpretar repertório coral sinfónico, alargando assim o leque de produções que podem ser apresentadas pela orquestra. Este projeto conta com a coordenação do barítono Rui Baeta.
Saiba mais em www.ocs.pt.

Programa / Cartaz

GEORG FRIEDRICH HANDEL (1685 – 1759)
Alla Hornpipe da Suite em Ré Maior de Water Music

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770 – 1827)
Marcha Triunfal de Tarpeja

WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756 – 1791)
Abertura de O Rei Pastor

WILLIAM BOYCE (1711 – 1779)
Ode to the New Year 1752

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770 – 1827)
Variações sobre God Save The King

EDWARD ELGAR (1857 – 1934)
Dorabella

JOSEPH STRAUSS (1870 – 1938)
Polca Ohne Sorgen

Informações Adicionais

A Fila B do 1.º Balcão e as Filas B e E do 2.º Balcão apresentam visibilidade reduzida.

Preços

Preço único: 3 € (sem descontos aplicáveis)

Sessão

21 mai 2023 11:30

Duração

60 minutos

Abertura Portas

10:30

Intervalo

Sem Intervalo.

Comprar Bilhete

Concerto Promenade – Música para Reis e Rainhas | OCS

Concerto Promenade – Música para Reis e Rainhas | OCSGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Embalagem MI 3 da Xiaomi: Design Criativo e Sustentável para uma Experiência de Unboxing Perfeita

Embalagem MI 3 da Xiaomi: Design Criativo e Sustentável para uma Experiência de Unboxing Perfeita

36º Semana Académica do Algarve – 29 de Abril

36º Semana Académica do Algarve – 29 de Abril