A Mozilla lançou o Firefox Quantum, o seu novo navegador que promete ser duas vezes mais rápido que o seu browser original e consumir 30% menos RAM que o Google Chrome.
Um mês após o lançamento da vertão beta, a organização sem fins lucrativos, Mozilla lançou o Firefox Quantum. O seu novo navegador que promete ser mais leve, mais rápido e possuir uma arquitetura de processos múltiplos que permite consumir até 30% menos RAM que o Chrome.
Na realidade esta é oficialmente a versão 57 do Firefox, que recebe o nome de Quantum devido ao tamanho das alterações que traz.
A principal promessa da Mozilla assenta na velocidade do Quantum «O Firefox Quantum é cerca de duas vezes mais rápido do que o Firefox era há um ano», refere o líder do setor de desenvolvimento de produtos do browser, Nick Nguyen.
O Quantum também promete ser significativamente mais leve do que o rival e líder do mercado Google Chrome. Que de acordo com a empresa consome menos 30% de memória RAM do que o Chrome em teste de arquitetura com multi-processos.
A segurança não foi deixada de parte e a Mozilla refere que o Quantum traz melhorias no que à privacidade diz respeito, incluindo um novo modo de navegação privada com proteção contra rastreamento.
O Quantum também sofreu mudanças no seu layout, contando com um novo interface de utilizador, o primeiro redesign desde 2011, recorrendo a um interface de utilizador mais minimalista, à semelhança do que já vimos no Chrome ou no Edge da Microsoft, combinando a barra de endereços com a barra de pesquisa e reduzindo a confusão no topo do navegador.
Caso estejam interessados podem fazer o download aqui.