CA Notícias
Canal Alternativo de Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento.

Casa Independente inaugura novo Mural e promove residências artísticas

No dia 4 de julho a Casa Independente inaugura o novo Mural das suas escadarias, da autoria de Tom Leamon e intitulado “Old Friends”. O momento simboliza também o arranque de uma série de residências artísticas, já a partir de setembro, nas quais os artistas convidados transformam a Casa Independente no seu atelier.


No dia 4 de julho a Casa Independente, localizada no Largo do Intendente em Lisboa, inaugura o novo Mural das suas escadarias, da autoria de Tom Leamon e intitulado “Old Friends”. O momento marcará também o arranque de uma série de residências artísticas que transformarão a Casa Independente no espaço que vários artistas convidados irão tomar para si como espaço criativo para, durante três meses, desenvolverem projetos artísticos.

Num constante diálogo com a Casa Independente e com a comunidade através de open studios, exposições e momentos work in progress, estes projetos irão refletir e desenvolver a Casa Independente como um espaço de criação interdisciplinar.

Tom Leamon será, a partir de setembro, o primeiro artista residente, iniciando a relação com a criação de um Mural que concretiza o seu fascínio pelo ambiente da Casa Independente e pela história do edifício. No mural poder-se-ão encontrar diversas referências, tanto ao percurso artístico e à ligação que Leamon tem com Portugal como à vida da Casa Independente.

Nascido em 1981, Tom Leamon é um artista contemporâneo britânico que trabalha entre Londres e Lisboa. Estabeleceu-se, ao longo de 15 anos, como pintor abstrato e ilustrador na cena londrina e exibiu internacionalmente os seus trabalhos, inclusive nas Feiras de Arte de Miami, Nova Iorque e Rio de Janeiro.

A sua prática artística desenvolveu-se em espaços informais, o que teve uma grande influência na sua forma de criar e pensar. Em Londres, sentiu uma grande falta de estúdios, levando-o a cocriar o Studio 180, um hub para artistas no centro de Londres, cujo sucesso e notoriedade fez nascer, mais tarde, a Gallery 223. A abertura destes espaços permitiu que artistas e pensadores de todas as disciplinas artísticas se encontrassem e partilhassem os seus trabalhos. A energia e potencial destes ambientes criativos suscitou em Tom Leamon um constante interesse em criar e descobrir novas formas de trabalhar e questionar a importância do ambiente na criação artística.

Em 2014, a caminhada para encontrar esses novos ambientes expandiu-se: depois de 10 anos a visitar Portugal, surgiu a ideia de criar The Beekeepers através de uma colaboração com uma quinta no Algarve, fazendo nascer um novo espaço artístico onde, ao lado de Jennifer MT White e Pedro Leitão, trabalham diariamente para criar espaços criativos exteriores intimamente envolvidos com a natureza e a paisagem.

X