ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela
Sinopse
“Cartas de Guerra” (61-74) é uma criação de Ricardo Correia que cruza o universo documental e o ficcional para investigar o passado colonial português.
A partir da investigação de Joana Pontes sobre 13 anos de correspondência entre militares mobilizados para a Guerra Colonial e os seus familiares que ficaram em Portugal, e da mistura com o que teria sido escrito a partir da correspondência queimada entre os seus pais, na mobilização do seu pai na Guiné-Bissau em 73/74, o criador caminha entre duas linhas: a da história subjetiva e a da História oficial, dando a conhecer o que ficou nas entrelinhas e escapou à censura do regime fascista português – as lacunas, as subjetividades e silêncios dos portugueses durante a Guerra Colonial.
“Cartas de Guerra (61-74)” é o seguimento do projeto documental “Exílio(s) 61-74”, criado em 2017, que procurava desvendar o interior desse viver português, do ciclo migratório que tem a sua origem vários séculos antes e em que o futuro era lá fora. Com este novo espetáculo, a tentativa é de reconstruir a memória e os seus mecanismos para compreender o presente, para saber quem somos, como chegámos até aqui e o que ainda podemos ser.
Produção
Sobre Ricardo Correia (1977) Diretor Artístico da Casa da Esquina, onde desenvolve trabalho de criação transdisciplinar em regime colaborativo, investindo numa dramaturgia original, de mediação entre o real e a ficção, do arquivo como prática, implicando o documental, o autobiográfico, a pós-memória e o questionamento do território.
Ficha Artística
Texto: Ricardo Correia a partir de sinais de vida de Joana Pontes e espólio familiar. Encenação Dramaturgia e Espaço Cénico: Ricardo Correia Dramaturgia e assistência de encenação: Beatriz Melo Interpretação: Ricardo Correia, João Amorim e Cláudia Carvalho Dispositivos Cénicos: Joana Corker Direção Técnica e Desenho de Luz: Jonathan de Azevedo Música ao Vivo: Luís Pedro Madeira Vídeo: Tiago Cerveira Operação técnica: João Castro Gomes Fotografia: Carlos Gomes Design: Joana Corker Cabeleireiro: IlÍdio Design by Carlos Gago Figurinos e Produção: Casa da Esquina – associação Cultural