in ,

Canal Hollywood estreia “O Jogo da Imitação” hoje às 22h00

Canal Hollywood estreia “O Jogo da Imitação” hoje às 22h00

No momento em que Alan Turing, o matemático britânico que ficou conhecido por ter ajudado a descodificar comunicações alemãs durante a II Guerra Mundial, acaba de ser eleito o rosto da próxima nota de 50 libras, o Canal Hollywood estreia “O Jogo da Imitação”, um filme dramático sobre a vida deste lendário génio da matemática, para ver hoje pelas 22h00.

Realizado pelo norueguês Morten Tyldum (“Headhunters – Caçadores de Cabeças”), este é um filme dramático sobre a vida de Alan Turing, o matemático britânico que decifrou códigos nazis e que acabou perseguido pela sua orientação sexual.

Escolhido pelo público como o melhor filme em competição no prestigiado Festival de Cinema de Toronto (Canadá), “O Jogo da Imitação” recebeu ainda cinco nomeações para os Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Cumberbatch), Melhor Atriz Secundária (Knightley), Melhor Argumento (Graham Moore) e Melhor Banda Sonora Original (Alexandre Desplat).

 

“O Jogo da Imitação” apresenta o retrato de um homem brilhante e complicado, que sob extrema pressão conseguiu quebrar o até aí indecifrável código da Enigma, a máquina utilizada pelos alemães na 2ª Guerra Mundial, ajudando assim a encurtar a guerra e salvar muitas vidas.

 

O criptoanalista, matemático e filósofo britânico Alan Mathison Turing (1912-1954) é hoje considerado um dos precursores da computação moderna. Durante o pós-guerra, Turing projectou um dos primeiros computadores programáveis no laboratório nacional de física do Reino Unido. Entre muitas outras coisas, os seus estudos serviram ainda para abrir portas a uma das questões mais pertinentes da tecnologia da actualidade: a possibilidade teórica da inteligência artificial.

Apesar de todo o reconhecimento, a sua carreira terminou abruptamente em 1952, depois de ter sido processado por atentado ao pudor, acusação que culminou numa condenação por homossexualidade, à época ilegal no Reino Unido. A 8 de Junho de 1954, dois anos depois de iniciar um tratamento com injecções de hormonas femininas que provocam castração química (que preferiu à prisão), Turing foi encontrado morto na sua própria casa. A morte foi classificada como suicídio, embora muitos, começando pela sua mãe, refutem a conclusão.

 

Em Setembro de 2009, depois de uma campanha liderada por John Graham-Cumming, o primeiro-ministro Gordon Brown fez um pedido oficial de desculpas público em nome do Governo britânico, devido à maneira pela qual Turing foi tratado. Finalmente, a 24 de Dezembro de 2013, o matemático recebeu o perdão da rainha Isabel II.

 

O elenco deste filme surpreendente conta ainda com os atores Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode e Mark Strong, entre outros

Canal Hollywood estreia “O Jogo da Imitação” hoje às 22h00Google Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
“Hell or High Water” estreia hoje na RTP1 às 23h45

“Hell or High Water” estreia hoje na RTP1 às 23h45

Sting no MEO Marés Vivas – Antevisão do concerto e setlist provável

Sting no MEO Marés Vivas – Antevisão do concerto e setlist provável